Postagens

Como calculo o rendimento dos meus trades com opções

Imagem
Fala galera da Finansfera!

Os leitores mais observadores devem ter notado que existe uma diferença entre o rendimento informado por nos trade com opções e o rendimento mensal dos trades. Em alguns casos esta diferença se refere à simplificações, como não considerar os custos operacionais na rentabilidade das operações individuais. Por outro lado, considero os valores para efeito de IR nos cálculos de apuração mensal.


Outra questão é que para o rendimento mensal, utilizo a exposição total ao risco no cálculo dos rendimentos.
Acredito que algumas diferenças na forma de calcular os resultados são esperadas, mas a pessoa que controla tem que ter em mente que independentemente de qualquer coisa, se o padrão for mantido a comparação será sempre possível.
Quando se trata de trade de opções já vi todo tipo de fórmulas de cálculo, inclusive alguns  vendedores de cursos, ou researches, apresentam uma metodologia de cálculo para dar a impressão de que o trade era incrivelmente rentável, quando na ve…

Estratégia de acumulação com Put X Investimento em ações do ITUB: Teste de longa duração

Imagem
Fala galera da Finansfera!
Gosto muito de ITSA. Já comentei isso em vários posts de fechamento tanto de dividendos, quanto de opções. Realmente uma ação interessantíssima, já que equivale a comprar ITUB com um desconto entre 20% e 30%. Esse fato notório é divulgado no próprio site de relacionamento com o investidor ITAÚSA.


Bem verdade que fiz um post comentando algumas políticas da empresa que acho controversas, como reduzir a quantidade de ONs (percentualmente) do Mercado comprando ações ON para cancelamento e bonificando com ações PN. Em todo caso, ainda considero um ativo muito bom!
A ideia do teste de longa duração surgiu de um post que o Investidor da TI fez a respeito de uma discussão de investimentos com seu irmão. Fiz um comentário no post sugerindo que lançar Puts em ITSA e encarteirar todos os ativos que derem exercício teria um resultado muito melhor que aquele fundo apresentado pelo irmão do Investidor da TI, que somente investia em ações do ITUB. Sendo que a grande vantagem …

Medidor IF - Dezembro/2018

Imagem
Salve Galera da Finansfera!
Terminamos mais um mês e também um ano e vamos divulgar e avaliar o resultado de renda passiva no mês de Dez/18.



Segue resultado do mês:
mês Dez/18 Meta: 1.800,00 Realizado: 4.343,99
Acumulado 2018 Meta: 17.400,00 Realizado: 29.309,04
Independência Financeira Meta: 12.000 Realizado: 2.442,42 Qual independência financeira você quer comprar?


Abaixo temos o histórico da renda passiva do ano de 2018.


Em uma palavra o resultado do ano foi “Excelente”!!!!!
Vamos ao detalhamento dos resultados!
Ações Brasil Esse mês o destaque foi para ABEV. O total recebido foi R$2.834,84.
Aluguel de ações Brasil

Resultado de Trades com Opções - Dez/2018

Imagem
Salve galera da Finansfera!
Na última segunda-feira 17/Dez/18 venceram as opções da série L (CALL) e X (PUT).


A estratégia tem dado excelentes resultados e cada vez tenho tentado apurar um modo próprio de fazer estes trades. Minha intensão é compilar os detalhes de algumas operações e o modelo mental na forma de um post.
Este mês bati o recorde de exposição à opções. O que acontece é que algumas operações vencedoras, especialmente as PUTs, quando ocorre a queda no preço do derivativo praticamente não há liquidez para encerrar a posição, ou seja não consigo comprar as opções para embolsar o lucro.
Em geral assumo que a operação não vai se voltar contra mim e abro mais operações. O certo, para não dizer inteligente, é comprar a opção e encerrar a operação colocando o lucro no bolso. Alguma notícia bomba poderia me pegar no contra pé, mas como sempre comento aqui, não abro posição que não possa honrar o exercício e muitas vezes as Calls Cobertas ou renda fixa de alta liquidez entram na conta…

Planejamento de investimentos: balanço de fim de ano e metas 2019

Imagem
Salve Galera da Finansfera!
Estamos chegando ao término de 2018 e isso pede um balanço do ano e um planejamento para o ano de 2019.


No ano de 2018 foi a primeira vez que fiz um acompanhamento através do blog durante todo ano e constantemente registrei meus pensamentos, ideias, mudanças de planos, erros e acertos. O planejamento de 2018 foi a base para as operações deste ano e precisamos construir neste post as bases para o ano de 2019. Para dar continuidade à esta “Nova Tradição” vamos fazer uma pequena resenha dos aspectos que merecem destaque:
Renda Passiva No planejamento do ano de 2018 tive muita dificuldade de estabelecer uma meta para a renda passiva, tanto que já no primeiro fechamentoa meta foi aumentada e no meio do ano a meta foi novamente aumentada.
Metas devem ser desafiadoras e por isso para 2019 vou considerar que obterei um rendimento médio na minha carteira de dividendos com um aumento de 45% em relação aos valores recebidos em 2018. Sendo assim espero obter um rendimento m…