Postagens

Não sei o que vem pela frente, mas espero que seja pela frente. Ou sobre a busca por uma carteira de investimentos mais robusta.

Imagem
Fala Finansfera!

Tenho investido bastante do meu tempo estudando a alocação dos meus investimentos. Não é só uma questão de rentabilidade, que importa muito, mas existem outros fatores como:
DisponibilidadeSegurança x RentabilidadeTeste de stress (notícias bombas)Gestão de Riscos






O ser humano conseguiu seu lugar no topo da cadeia alimentar, mesmo não sendo o mais forte, nem o mais rápido, mas principalmente pela sua habilidade de observar padrões.
Isso nos levou a de certa forma sermos capazes de prever o futuro.
Quando se diversifica os investimentos estamos fazendo um exercício de análise de cenários. Com o tempo se adquire a experiência necessária para melhorar ou apurar a nossa capacidade de encaixar a realidade atual com padrões recorrentes.
Se já vimos e experimentamos muitas coisas, podemos fazer, com confiança, o exercício de especular como nosso cenário atual irá se desdobrar no futuro. Outro exercício importante é verificar como devemos alocar nossa carteira se tudo que pensamos c…

Experimento: aluguel das ações da carteira Buy and Hold

Imagem
Fala galera da Finansfera!!
No post passado eu falei sobre uma estratégia de gerar renda com lançamento de opções de compra (Call), que pode ser interessante, quando feito com uma pequena exposição da carteira e com strike acima do preço médio, evitando a possibilidade de realização de prejuízos dentro dessa estratégia.
Mas existe outra opção de geração de renda com muito menos trabalho! É óbvio que os lucros serão menores e o post também. 😃
Estou falando do aluguel de ações! O sistema é conhecido como BTC que significa Banco de Títulos da Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia.

Já utilizei muito esses aluguéis na venda descoberta, operações também chamadas short. Operação emocionante, arriscada e com possibilidade de perda infinita, contra um ganho limitado. Para baixo o pior que acontece é o ativo valer R$0,00. Já pra cima a coisa é diferente. Mais uma vez os gurus de plantão ensinando as sardinhas à alimentar tubarões!
Quem possui posições em ativos está sempre pensando em monet…

Experimento: venda coberta de opções de compra

Imagem
Fala galera da Finansfera!
Quando entrei no mercado de renda variável pela primeira vez, há mais de 10 anos atrás, minha intensão era buscar os lucros astronômicos prometidos àqueles que se aventuram no mercado para fazer operações de curto prazo, também chamados Day Traders, Swing Traders e Position Traders.
Com o passar do tempo fui me envolvendo com drogas mais pesadas tipo operação de venda descoberta no curto prazo, apostando na baixa, operações com garantia no dinheiro e aluguel de ativos de terceiros.
Não cheguei no fundo do poço, e nunca me envolvi com o "craque" da bolsa de valores, coisas do tipo lançamento de opções de compra (call) à descoberto. Conheço gente que se viciou nesse tipo de "aposta".
Já falei um pouco aqui sobre a minha redenção no mercado de renda variável, que foi justamente conhecer essa comunidade de ajuda mútua e troca de experiências e de como isso tem influenciado minha forma de investir.
É interessante o quanto é fácil achar conteúdo sob…

Medidor IF - Agosto/2017

Imagem
Fala Finansfera!
Como expliquei neste post a escolhi a renda passiva como a medida da minha Independência Financeira!
Segue resultado do mês:
mês Agosto/17 Meta: 482,89 Realizado: 433,33
Acumulado 2017 Meta: 5.000 (até Dezembro/2017) Realizado: 1.270,44
Independência Financeira Meta: 6.000 Realizado: 115,49 (média móvel dos últimos 12 meses)


Muito bem pessoal! Só vence uma maratona quem percorrer o primeiro quilômetro!

Grande abraço, bons investimentos e até o próximo post!!!
Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção). Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências. Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.