Medidor de Independência Financeira

Fala Finansfera!

Existe uma grande dificuldade de avaliar a Independência Financeira, já que existem várias formas de verificar se a sonhada meta foi atingida.

Existe a famosa regra dos 4% muito divulgada pelo Mr. Money Mustache. Esta regra leva em conta que os saques anuais serão equivalentes à 4% do patrimônio líquido acumulado. Nesta condição, os rendimentos serão suficientes para que o saldo continue crescendo e seja reposto pela inflação. Ela foi desenhada para países com inflação bem comportada, juros reais na casa dos 2,5 a 3,5%. Significa que aplicada em terras tupiniquins onde os juros reais estão em 5,5 a 6,5% o aspirante à aposentadoria precoce já teria larga margem de segurança. Mas como não tem almoço grátis, essa alta remuneração vem acompanhada de insegurança jurídica e economia altamente vulnerável à ciclos financeiros e mercado de commodities.

Li recentemente uma validação da aposentadoria com a regra dos 4% utilizando análise de Monte-Carlo (simulação estatítica). O interessante desta avaliação é que a fonte de renda seria unicamente de dividendos. Isso vai significar que o jovem aposentado vai deixar uma herança enorme, e não irá se aposentar tão jovem assim.

Em todo caso gostei da proposta! Resolvi utilizar a renda mensal em dividendos como métrica para avaliação da minha carteira de ações. Estipulei a meta no valor de R$6.000,00 em dinheiros de 2017. O que significa que a variação da inflação terá de ser incorporada com o tempo.

Pelas minhas projeções atuais atingirei esse valor em 10 anos.

Segue o detalhamento do primeiro resultado mensal:

mês Julho/17
Meta: 465
Realizado: 161,08

Acumulado 2017
Meta: 5.000 (até Dezembro/2017)
Realizado: 837,11

Independência Financeira
Meta: 6.000

Realizado: 119,59 (média móvel dos últimos 12 meses)

Muito bem pessoal! Só vence uma maratona quem percorrer o primeiro quilômetro!

Grande abraço, bons investimentos e até o próximo post!!!

Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).
Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.
Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Olá Janota!

    Escrevi sobre a TSR para mercados emergentes http://investidoringles.blogspot.com/2017/08/taxa-segura-de-retirada-tsr-mercados-emergentes.html

    O resultado é meio obvio para nós rsrs

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita II!
      A diversificação é importante e por isso resolvi me aprofundar na RV com foco em dividendos, mas estamos no país da renda fixa rs!

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Bom texto Janota, vou adicionar seu blog ao meu blogroll.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ISN!
      Obrigado pela visita!
      Também irei te adicionar!

      Grande abraço!

      Excluir
  3. Excelente Jonata!
    Também tenho essa como uma métrica, mas ao contrário de muitos, não tenho a expectativa de aposentar cedo. Apenas quero ter essa opção tão rápido quanto possível.

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu FPI!
      Só quem mede gerencia!
      Considero uma métrica importante, já que a valorização da ação só poderá ser efetivamente medida na apuração do lucro/venda.
      Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Regra dos 50% ou o segredo da felicidade nos investimentos