Resultado de Trades com Opções - jan/2018

Fala Galera da Finansfera!

Após uma série de testes para aprender e me familiarizar com operações de opções, eu decidi que reservaria uma parcela do meu capital para operar Trades/Opções e fazer algum giro de capital para explorar uma melhor rentabilidade do portfólio.



Hoje esse incremento de rentabilidade tem um objetivo mais didático, preciso aprender incrementar um pouco a rentabilidade de uma forma mais segura e obter uma rentabilidade superior à renda fixa. Quando a Independência Financeira chegar e eu não contar mais com uma fonte de renda mensal, poderei lançar mão de estratégias como essa para geração de receita. Não gosto da ideia de ir me desfazendo de patrimônio para pagar minhas despesas.

Outra questão importante na escolha deste formato é que não tenho tempo livre para me dedicar à outras modalidades de trade, tenho um trabalho convencional em tempo integral, e não dá para ficar com a tela do broker aberta o dia todo.

A forma de apuração será a mesma que se utiliza para tributação de renda variável, ou seja, somente haverá apuração de ganhos quando houver fato gerador de imposto. Isso é importante, pois quando lanço opção eu já recebo o prêmio (financeiro), mas somente contabilizarei o ganho, se houver, quando a opção virar pó, no vencimento, ou se por um motivo qualquer eu comprar a mesma opção para encerrar a operação antecipadamente.

Como de costume irei apurar os resultados líquidos de impostos e taxas. O giro de patrimônio pode ser muito danoso se negligenciarmos esses custos.

Também darei prioridade para operações abaixo do radar, para evitar a tributação. Então normalmente estaremos vendendo menos que 20k por mês em ativos.

A meta definida foi de R$350,00 de geração de renda por mês e outro parâmetro importante é a rentabilidade comparada com o capital imobilizado nestas transações, pois não adianta nada conseguir bater a meta de valor e ter uma rentabilidade próxima ao CDI, estaria me expondo a um risco desnecessário. Espero trabalhar na faixa de 2 a 3% ao mês.

Já havia antecipado a operação que venceu em 15/jan/18 no post sobre redução de danos.
Compra PETR4: 15,55
Lançamento PETRA85: 0,30
Strike: 15,75
Quantidade: 500





Segue resultado do mês:
Prêmio: R$266,62

Rendimento no exercício: R$176,60
Este rendimento representa a venda pelo preço de Strike subtraída do preço de compra.

Rentabilidade em relação ao capital imobilizado: 2,04%

Nota 1: Tenho resultados negativos à compensar e por isso não há desconto de imposto de renda (15%) no valor recebido no prêmio.
Nota 2: Não há pagamento de imposto de renda no exercício, pois a venda foi menor que 20k.

Abaixo temos a evolução da renda gerada nesta carteira.
Graf. 1 - Resultados Trades / Opções
Conclusão

Foi um bom resultado para um primeiro acompanhamento, além do que já foi possível obter com um rendimento mensal acima da meta, demonstrando o grande potencial da estratégia.

A rentabilidade foi bem interessante, mas poderia ter sido melhor, se não estivesse sendo pressionada pelo patrimônio imobilizado pelo lançamento das opções da PETRL67 que só vencerão em Dez/18. Se considerarmos somente as opções lançadas para este vencimento estaríamos com uma rentabilidade de 3,17%.

Num mercado de alta todo mundo é gênio! Essa estratégia precisa ser testada no longo prazo para eu perceber os impactos das retrações e eventuais reversões de tendência.

Grande abraço, bons investimentos e até o próximo post!!!

Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).
Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.
Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Tem que ter um bom controle de emoções pra operar hein Janota, mas tô vendo que estais indo bem, parabéns.

    Continue assim

    Sucesso colega, continue atualizando o resultado dos trades

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diário de um Poupador!
      Obrigado pela visita! Estou usando aqui a estratégia de geração de renda pelo lançamento de opções coberta. Ela tende a ser mais simples e funciona bem em mercado de alta ou que anda de lado. Gasto pouco tempo no mês com avaliações e fiz somente uma operação em dez/17 que venceu agora em jan/18.
      Vou manter atualizado!
      abraço!

      Excluir
  2. Muito bom Janota,

    Eu publicarei uma planilha que calcula o valor justo das opções de compra ou venda que atualiza automaticamente a volatilidade.
    Parabéns pelo resultado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aportador!
      Interessante, conheço pouco destas questões teóricas das opções. Vou acompanhar!
      Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!