Sorte, atalhos e devaneios para a Independência Financeira

Fala galera da Finansfera!

Como muitos brasileiros, eu tentei um atalho para Independência Financeira (IF) nesta virada de ano. Confesso. Eu desperdicei dinheiro jogando na Mega Sena da Virada!

Ao todo gastei 27,5 reais, sendo 17,50 num jogo meu e mais 10 num bolão da firma. A senhora Janota outros 30 no bolão do trabalho dela.





O exercício de jogar na loteria aguça nossas elucubrações sobre o futuro e sobre como viveríamos se fossemos ricos, ou pelo menos milionários.


O curioso de conversar com os colegas de bolão é observar as diversas percepções de dinheiro e valores, gastos e necessidades que cada um embute nos seus sonhos milionários.

Como estamos engajados na Independência Financeira e Aposentadoria Precoce, temos muito claro o quanto é suficiente para chutar o balde e o que fazer se, por um acaso, uma quantia vultuosa dessas viesse parar na nossa conta corrente.

Os colegas que estão às voltas na corrida dos ratos falam todo tipo de besteira e fica claro para mim que, mesmo se ganhassem o prêmio, dificilmente seriam Independentes Financeiramente. Na verdade, aumentariam bastante o padrão de vida para continuar correndo entre os ratos.

“Se minha parte no prêmio for de 10 Milhões eu ainda venho trabalhar do mesmo jeito”

“Com esse dinheiro eu não faço nada, somente compro uma casa e troco os carros”

“Esse dinheiro geraria uma renda de 10 mil reais, esse valor vai me proporcionar uma vida com muitas privações”

Foram as pérolas que coletei durante essas conversas. Não vou debater a ideia de suficiente de cada um, pois realmente isso depende de muita coisa. Quero só destacar aqui que no caso concreto, o colega ganha pouco mais que 10 mil reais líquido.

Quando falamos em IF fora da Finansfera, observamos que as pessoas comparam cifras que nunca viram e provavelmente nunca verão como marco para sua IF. Falam em possuir bens que são compatíveis com o patrimônio do Jorge Leman, Carlos Sicupira e Abílio Diniz. Ora, estamos falando em sair da Matrix e ter uma vida mais suave, cada um com seu plano específico. Trabalhando ou empreendendo pequeno não dá para ter esses caras como referência.





No meu caso, um patrimônio que gere uma renda próxima da atual e morando em uma cidade mais barata, dá para dizer que atingi IF. Nesse planejamento não mudo em nada meu padrão de vida e posso fazer uma boa viagem uma vez por ano. Mas comprar uma fazenda de gado no Mato Grosso, andar só de helicoptero e possuir uma ilha privada em Angra dos Reis, nem ganhando sozinho na Mega Sena da Virada!

Ainda bem que temos a Finansfera para falar sobre esse tema, pois realmente poupar não é um valor por essas bandas. Não é sem motivo que o Brasil possui a maior dívida líquida do mundo. O brasileiro médio não poupa nada, isso os que conseguem ter suas contas em dia.

À propósito, acertei a quadra no cartão individual que fiz e quase infartamos quando conferimos os cartões!

Grande abraço, bons investimentos, BOA SORTE e até o próximo post!!!

Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).
Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.
Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Olá Janota, seus colegas de trabalho são exemplos de 99% dos brasileiros. Mesmo com muito dinheiro continuariam na corrida de ratos até a grana acabar. Não entendem o poder dos juros ao nosso favor.

    Eu nem jogo na Mega pq tenho medo de ganhar e surtar de vez ahahah, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Frugal!
      Eu já sou abusado, tentei a sorte!
      Imagina a tremedeira aqui em casa, pois acertamos os três primeiros números na ordem! A Sra. Janota achou que eu estava de brincadeira. rsrss
      abraço!

      Excluir
  2. Eu sou outro que tentou sem sucesso esse atalho. IF é um assunto tabu, nao entra na cabeça das pessoas. A internet é minha unica valvula de escape. A vida de quem quer sair da Matrix é secreta e solitária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vagabundo!
      As pessoas estão mais propensas à aceitar trabalhar a vida inteira para os bancos do que construir IF. Também não se vê muita coisa séria sobre investimentos. Gosto da companhia aqui na blogosfera financeira, por isso me empolguei em criar me próprio blog, isso nunca tinha passado pela minha cabeça antes.
      Vamos pelo caminho principal, já que o atalho não deu certo! Rsrs
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Aqui na comunidade é muito bom poder falar abertamente sobre isso, porque quando a gente fala com as pessoas no geral, realmente parece que não entendem. Todo mundo parece imediatista. Quando eu falo em ser milionário em 20 ou 30 anos, precisa ver a cara que muitos fazem.

    Abraço colega Janota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diário!
      Eu não sou do tipo frugal, mas consigo guardar bem. Já fui questionado por amigos por que não trocava de carro ou coisas do gênero. Vamos cada um no seu ritmo e compartilhando o aprendizado no caminho!
      Abraço!

      Excluir
  4. É Janota, o brasileiro é muito ostentador, claro que eu gostaria deter um carrinho, uma casa legal e andar bem vestido, mas tudo com parcimônia, ainda mais morando no Brasil, o país da inveja. Um sonho meu seria o de fazer uma viagem nacional e outra internacional, ao menos uma vez por ano. Ter um banheira hidromassagem para os dias frios e uma sala com telão para games ou filmes, como sou caseiro seria legal ter esses luxos, mas a casa teria uma aparência humilde por fora e o carro bem comunzinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Carinha!
      Tendo parcimônia dá pra escolher um luxo ou outro. Obrigado pela visita!
      Grande abraço!

      Excluir
  5. Fala, Janota. Quem diz que não se pode ficar livre do trabalho com R$ 10kk é pq só pretende fazer cagada com o dinheiro (mansões, iates e importados na garagem)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Concursado!
      E eu ainda tento livrar esses infelizes da corrida dos ratos! Ô trabalho inglório!
      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!