Resultado de Trades com Opções - Mar/2018

Salve galera da Finansfera!

Estamos entrando nos eixos e colocando o blog em dia novamente!

Na última segunda-feira 19/03/18 venceram as opções da série C (call) e O (put).



As operações realizadas com o intuito de geração de renda fluíram muito bem. Lembrando que estas operações visam capturar os prêmios e não a valorização do ativo. Isso aumenta sensivelmente a probabilidade desta operação dar resultado positivo, mas limita os ganhos logo no início da operação. Sendo assim, ao montar a operação já sei o lucro máximo e a operação pode evoluir reduzindo este lucro, podendo, obviamente, dar prejuízo.

Em 19/fev/18 fiz as seguintes operações:
Compra CMIG4: 8,09
Lançamento CMIGC8: 0,35
Strike: 8,00
Quantidade: 1700

Segue resultado do mês:
Prêmio: 593,18
Rendimento no exercício: -166,31.
Este mês realizei uma operação, onde o strike era abaixo do preço de compra, isso aumenta a proteção contra a queda, mas reduz a rentabilidade da operação. Fiz desta forma porque o mercado estava muito estressado e quis me proteger.

Rentabilidade em relação ao valor total imobilizado: 1,98%

Abaixo temos a evolução da renda gerada nesta carteira.

Operações abertas para vencimento em 16/04/2018:
Lançamento de PUT no Dinheiro
VALEP389: 0,56
Strike: 38,97
Quantidade: 400
Operação começa a dar prejuízo com VALE3 abaixo de 38,41.

Esta operação tem a vantagem de utilizar conta margem, estou testando a CLEAR e lá não foi necessário imobilizar todo o dinheiro necessário para o exercício. Vou acompanhar esta operação um pouco mais de perto, já que não estava utilizando PUTs até agora.

Lançamento de CALL Coberta
CMIG4: 8,41
CMIGD84: 0,29
Strike: 8,54
Quantidade: 1700
Esta operação começa a dar prejuízo com CMIG abaixo de 8,12.




Conclusão

A rentabilidade do mês foi boa, um pouco mais baixa que a de Fev/18 devido à utilização da estratégia de escolher um strike abaixo do preço do ativo, pois isso aumenta a proteção contra a queda. A Operação de Mar/18 isoladamente teve uma rentabilidade de 3,1%.

A operação do próximo mês foi divulgada para o leitor ter a oportunidade de comentar/malhar a operação. A divulgação da operação juntamente com o resultado restringe a participação da nossa comunidade, e especialmente porque o motivo desta divulgação é estudar esse procedimento.

Também deixei este post mais direto e prático, ou tentei rsrs.

A nova corretora que está em teste permite o lançamento de PUT, isso facilita por um lado, pois é possível utilizar conta margem e não imobilizar todo o dinheiro necessário para garantia da operação, mas por outro lado a Clear cobra uma taxa muito mais alta para executar esta operação, algo como 8,50 para o tamanho da minha ordem.

Aceitando a tese de que os riscos da PUT e CALL coberta são equivalentes, essa prática aumenta a rentabilidade da operação.

Grande abraço, bons investimentos e até o próximo post!!!

Nota 1: Tenho resultados negativos à compensar e por isso não há desconto de imposto de renda (15%) no valor recebido no prêmio.
Nota 2: Não há pagamento de imposto de renda no exercício, pois a venda foi menor que 20k.
Nota 3: Este mês retirei os textos que explicam as minhas regras de apuração, quem não se lembra ou é novo aqui no blog pode ver no post do mês passado.
Nota 4: Operações abertas são divulgadas para fomentar discussão, não indico nenhum ativo para ninguém!

Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).
Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.
Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!