Resultado de Trades com Opções - Ago/2018


Salve galera da Finansfera!

Na última segunda-feira 20/Ago/18 venceram as opções da série H (CALL) e T (PUT).




Venho discutindo bastante as melhorias no meu modo de operar opções, esses ajustes foram discutidos no fechamento de Jul/18 e para esse segundo semestre estou focado na utilização da estratégia para aquisição deativos com PUT.

Por incrível que pareça, não houve nenhum exercício na minha carteira de opções, nem com PUTs, nem CALLs.

Este mês fiz apenas uma reversão com as PUTs lançadas para aquisição de ABEV3. Na segunda semana da operação, após a divulgação de resultados, a ação passou por um rallye, e a opção passou a valer apenas R$0,03. A reversão foi interessante, pois liberou margem para entrar em outras operações que estavam chamando a minha atenção, mas ainda assim os custos de corretagem reduzem fortemente a rentabilidade.

Resultados Ago/2018

Resolvi simplificar a apresentação das operações, mostrando o resultado num quadro resumo, conforme abaixo.


Abaixo temos a evolução da renda gerada nesta carteira.


Próximo Vencimento

Também apresento na forma de tabela as operações abertas para os próximos vencimentos.


Tenho privilegiado os prêmios mais altos, escolhendo os strikes mais próximos do preço (ATM). Funcionou bem esse mês! Vamos acompanhando para buscar consistência nos resultados. Empresas defensivas estão entre as minhas preferidas para esse momento.



Conclusão

Acredito que tenho feito progresso nesta carteira. Estou muito satisfeito de ter evitado a reversão de operações, já que esta prática se mostrou o grande vilão desta estratégia. É preferível escolher bem o ativo e se for o caso fazer a aquisição e depois gerenciar o preço médio. Pelo menos é o que tenho achado para os ativos que opero.

Realmente não fiz nenhuma aquisição neste mês, mas diferentemente do que previ o preço voltou para bem perto do strike e por muito pouco não fui exercido. Pretendo voltar a lançar opções nos ativos que considero interessantes para a carteira buy and hold.

Aumentei muito a exposição nesta carteira, até por isso a mudança de patamar na geração de receita. Ainda assim, continuo achando que não estou incrementado risco na minha carteira, já que meu principal objetivo é fazer a aquisição dos ativos, a parcela para aumento de riscos (trade) permanece pequena. Um rendimento de 2,20% nesta carteira parece um convite para continuar neste rumo.

Grande abraço, bons investimentos e até o próximo post!!!

Nota 1: Tenho resultados negativos a compensar e por isso não há desconto de imposto de renda (15%) no valor dos ganhos.
Nota 2: Operações divulgadas para fomentar discussão, não indico nenhum ativo para ninguém!

Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).
Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.
Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Olá Janota,

    O que é reversão? E outra, esta usando qual corretora? Eu estou pensando em abrir conta na Clear só para fazer isso. Na Rico é muito burocrático os lançamentos de PUT.

    E na Modal o problema é com as garantias. Só dinheiro em conta. Ai não né rs

    Parabéns pelos resultados! Estou pensando em operar CMIG. Vejo bons prêmios nela. E não sabia que a EGIE tinha opções. Legal. Mais uma para estudar

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Inglês!
    Leio muito os blogs estrangeiros e pode ser que “inventei” uma expressão. A primeira operação é fazer o lançamento da opção (vendido), posso aguardar o vencimento ou encerrar a operação com uma compra do mesmo derivativo. Esse encerramento eu chamei de reversão. Rsrs
    Eu estou usando a Clear, tem menos burocracia e você usa outros ativos como garantia.
    Cmig tem muita volatilidade, acho que dá pra rentabilizar legal nesse ativo.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Janota,
    Muito bom post! E as tabelas ficaram muito boas. Quando der, vou revisar meu último post inspirando-se no seu modelo de tabelas.
    Quando puder veja minha postagem de hoje. Explico o racional por trás dos meus últimos trades com Calls e Puts de PETRO e VALE. Estou conseguindo uma rentabilidade muito boa também.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samurai!
      Obrigado pela visita! Percebi que os resumos dos resultados estavam dando muito trabalho e a ideia da tabela auxilia muito!
      Fiquei na dúvida se colocava a rentabilidade mensalizada, mas achei que era informação demais. Depois que você testar dê opinião sobre as informações das colunas.
      Depois eu comento lá no seu post.
      Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!