EWZ x Ibovespa e ideias controversas para trade eleitoral

Salve galera da Finansfera!

Li recentemente num site de notícias de finanças a informação que o Ibovespa tinha caído muito em agosto, porém o EWZ, maior ETF que replica a bolsa brasileira/ibovespa, teve uma queda muito maior. A conclusão da reportagem era que a saída dos gringos estava fazendo o ETF EWZ sofrer mais que a Ibovespa.

Quanto desserviço esses sites prestam! Pena que não tirei um print da reportagem.




Acredito que os gestores citados na reportagem entraram em contato para avisar da besteira que estava registrada e a matéria foi mudada. Aparentemente, após a revisão, o Ibovespa e o EWZ caíram praticamente o mesmo valor percentualmente.

Como não tenho os prints e nem acessória jurídica resolvi não colocar o link, nem citar a publicação.

Vamos então tentar fazer algo descente!

Ibovespa é o principal índice da bolsa brasileira. Seu método de cálculo é definido pela B3 e a composição é atualizada a cada 4 meses como uma carteira teórica das ações mais negociadas no período. A formação da carteira é publicada pela própria B3, mas como os critérios são públicos qualquer empresa responsável por um fundo ou ETF pode replicar uma carteira que represente o Ibovespa.

O EWZ é o maior ETF que replica o Ibovespa. Se o responsável pelo fundo conhece a metodologia de formação do índice e respeita as regras de conformidade do mercado, o EWZ deve ter uma variação que respeite a variação do Ibovespa. Vamos ao gráfico comparativo!

Tem uma diferença marota entre esses dois índices, que propositalmente ainda não falei, e em nenhuma das versões da reportagem que li citou: O EWZ é o Ibovespa dolarizado.

Em Agosto/2018 o Ibovespa caiu 3,20% e o EWZ caiu 10,11%. O que acontece é que a subida do dólar influenciou bastante o resultado do ETF, uma vez que se o Ibovespa andar de lado e o dólar disparar, o EWZ tem que cair. Por outro lado se o Ibovespa andar de lado e o dólar cair, o EWZ tem que subir.

A marcação a mercado, regra nestes tipos de investimento, tem que representar esses dois fatores: variação do câmbio e variação do Ibovespa.

Não tem nada de complicado, mas foi feita uma enorme confusão com os comportamentos divergentes vistos no gráfico comparativo do índice com o ETF EWZ.




Uma vez desfeito o mistério, tive uma ideia de uma aposta controversa baseada em entrevistas/tweets do Bredda (Fundo Alaska Black) neste mês de Agosto/18.

Bredda acredita que a cotação do dólar está alta, e por outro lado a bolsa está barata.

Juntando lé com cré, poderia comprar o EWZ que seria o equivalente a vender dólar e comprar bolsa. Com isso poderia fazer a aposta com uma parcela da minha grana que está nos EUA, sem ter que de fato trazer a grana para o Brasil e fazer os complexos processos de repatriação.

Não tive coragem de fazer esta aposta com uma parcela grande, pois isso significaria desfazer meu hedge em dólar. Mas ao menos no campo das ideias a gente pode registrar a aposta e voltar a falar desses resultados no futuro.

A proposta seria comprar 100 EWZ no fechamento de sexta (21/Set/2018) na cotação de US$33,76. Que totalizaria 3.376,00 dólares.

O racional é aproveitar os dólares enviados para o exterior à um câmbio favorável e o descolamento dos fundamentos do câmbio (dólar muito alto) e da bolsa (barata) por conta da volatilidade causada pelo clima de incerteza nas eleições.

Como essa é uma aposta (trade) e não um investimento, nós iremos simular a realização em 3 momentos:

- 29/10/18 um dia depois da eleição / vender 30 EWZ
- 26/11/18 um mês depois da eleição / vender 30 EWZ
- 28/01/18 final do primeiro mês de governo / vender 40 EWZ

A simulação parte do princípio que o dinheiro já está dolarizado e que não voltará para o Brasil depois do trade, ou seja, apenas contabilizaremos o resultado em dólar. A aposta contra o dólar será feita por dentro do ETF.

Grande abraço, bons investimentos e até o próximo post!!!


Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).

Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.

Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Estas eleições estão se desenhando para o PT ganhar então o EWZ pode dar compra sim se houver um mega selloff no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AA40!
      A ideia deste post aconteceu semana passada, e o intervalo até a publicação foi suficiente para aumentar ainda mais a volatilidade através do novo cenário apontado pelas pesquisas eleitorais. Concordo que pode ficar ainda mais atrativo com a consolidação do cenário, não sei se a tempo de valer o trade proposto.
      Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!