Resultado de Trades com Opções - Out/2018


Salve galera da Finansfera!

Na última segunda-feira 15/Out/18 venceram as opções da série J (CALL) e V (PUT).



Muitas das pessoas que entram no mercado de ações, especialmente investidor individual pessoa física, não se interessam por volatilidade. Observo nestes momentos críticos, de mercado nervoso, que até os comentaristas financeiros ficam borocoxôs.

Eu, por outro lado, estou fascinado com a volatilidade e não pude evitar de realizar muitas operações neste período. Confesso que o gostinho de ganhar dinheiro desta forma heterodoxa me fez correr mais riscos do que tinha planejado logo de saída. Entrei pesado este mês e isso irá repercutir no mês de novembro e provavelmente em dezembro.

Será que essa ganância em tempos de medo é o resultado do modelo mental que busco construir, ou estou ganhando dinheiro fazendo um monte de besteiras? E quando o mercado mudar eu vou pensar que estava óbvio que o caminho não era esse?

Tenho alguns amigos que estão fazendo esta mesma estratégia e é com eles que tento detalhar os contrapontos e as oportunidades destes trades.

Vamos aos resultados!

Resultados Out/2018

A Tabela 1 apresenta os trades que não foram exercidos e por conta disto o prêmio foi embolsado. 
Tabela 1: Prêmios embolsados
A Tabela 2 apresenta os trades que foram exercidos e as ações foram adquiridas com desconto através do lançamento de opções.
Tabela 2: Aquisições com PUT
Observe com esta estratégia eu adquiri VIVT4 com um preço médio que foi visto pela última vez em Fev/2016. No nível atual de preço já é possível lançar CALL no ativo para uma possibilidade de saída com lucro. Quero esperar o preço do ativo ficar mais perto de 39,00 para fazer o lançamento da Call.

Abaixo temos a evolução da renda gerada nesta carteira.

Próximo Vencimento

A Tabela 3 apresenta as operações abertas para os próximos vencimentos e as expectativas de ganho no vencimento.
Tabela 3: Operações abertas



Conclusão

Os resultados das pesquisas eleitorais na véspera da eleição foram os percursores de um rallye bem forte, especialmente em estatais. Aproveitei o movimento para lançar calls nas ações da CMIG4 e BBAS3 que já tinha encarteirado no passado. Daí vieram os resultados das eleições, que na minha opinião foram bem surpreendentes, e levou essas ações à um movimento mais forte ainda com um grande gap nos gráficos.

Não vou negar que nessa hora dá uma “dor de corno” por não ter esperado as eleições, mas não foi isso que eu fiz. Acreditei na máxima "sobe no boato e cai no fato", mas no fato os preços subiram ainda mais! De toda sorte os lucros esperados pelas operações de Call no mês de Nov/18 não são desprezíveis.

Neste momento vou continuar lançando PUT nas ações que não fizeram o mesmo movimento do rallye eleitoral, destaque para EGIE3, EQTL3, VIVT4 e ABEV3.

Grande abraço, bons investimentos e até o próximo post!!!
Nota 1: Tenho resultados negativos a compensar e por isso não há desconto de imposto de renda (15%) no valor dos ganhos.
Nota 2: Operações divulgadas para fomentar discussão, não indico nenhum ativo para ninguém!

Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).
Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.
Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Boa noite Janota. Gostaria de saber como faz para garimpar essas put. Só no site da corretora ou tem algum outro site que dá pra ver online as oportunidades e escolher antes de comprar na corretora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto!
      É possível verificar as opções e seus preços através do site: https://www.infomoney.com.br/mercados/ferramentas/cotacoes-opcoes-acoes
      A única questão é que muitas dessas opções são pouco liquidas e o preço não estará disponível neste site (só mostra o último negócio)
      Utilizo a Clear que tem uma ferramenta para operar opções que é bem fácil de fazer o filtro e verificar se há ofertas para os derivativos
      Abraço!

      Excluir
  2. Parabéns pelos resultados positivos. Usando as opções com bastante cuidado e a seu favor, sem entrar em loucuras perigosas!

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  3. Legal... fiz uma prática na faculdade a alguns anos e esse ano entrei no mercado de opções, basicamente para fazer operação de taxa... estou pensando em vender puts também para rentabilizar, sempre abaixo do preço médio.

    Estou te acompanhando agora! :)

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor da TI!
      Opções é um tema muito controverso e as pessoas tem um pouco de dificuldade com a lógica ou até preconceito.
      Pra mim operação de taxa e put é como estar do lado da banca.
      Vou acompanhar seu blog tb e colocar aqui no blogroll!
      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!