Resultado de Trades com Opções - Nov/2018


Salve galera da Finansfera!

Na última segunda-feira 19/Nov/18 venceram as opções da série K (CALL) e W (PUT).




Os resultados deste mês foram excelentes!

A estratégia tem dado excelentes resultados e cada vez tenho tentado apurar meu modo de fazer estes trades. Minha intensão é compilar os detalhes de algumas operações e o modelo mental na forma de um post.

Conforme já havia antecipado no mês passado eu estou muito pesado nesta estratégia de geração de renda com lançamento de opções. É preciso lembrar que operar opções pode agregar riscos à sua carteira, especialmente se você não tiver como honrar os exercícios!

Vamos aos resultados!

Resultados Out/2018

A Tabela 1 apresenta os trades que foram finalizaram com lucro. Puts que não foram exercidas, call coberta exercida e aquelas em que o prêmio foi embolsado.
Tab. 1: Trades finalizados com lucro

A Tabela 2 apresenta os trades que sofreram exercício e foram adquiridos com desconto através do lançamento de opções.
Tab. 2: Ações adquiridas com desconto

Abaixo temos a evolução da renda gerada nesta carteira.
Graf. 1: Evolução dos trades e rendimentos

Próximo Vencimento

A Tabela 3 apresenta as operações abertas para os próximos vencimentos e as expectativas de ganho no vencimento.
Tab. 3: Trades abertos

Tenho privilegiado os prêmios mais altos, escolhendo os Strikes mais próximos do preço (ATM). Os momentos que as ações sofrem correção são os meus preferidos para lançar mão desta estratégia.




Conclusão

Tinha em carteira muitas operações que "já estava ganhas", mas não conseguia operacionar a reversão, por conta da falta de liquidez do mercado, exceção foram os trades de lançamento de PUT com BBAS e CMIG. Essa reversão foi feita ainda no final de out/18, mas apenas foram contabilizados no fechamento deste mês. A reversão consolida o lucro, pois o lucro bom é lucro no bolso! A reversão também é importante para liberar a margem na corretora para novas operações que estejam mais atraentes. Nos dois casos uma parcela pequena do resultado foi consumida para encerrar a operação.

Para o fechamento de dezembro as operações abertas em VIVT4, EQTL3 e EGIE3 poderiam ser encerradas, mas a falta de liquidez não permite a reversão da operação, vou ter que carrega-la até o vencimento.

Grande abraço, bons investimentos e até o próximo post!!!

Nota 1: Tenho resultados negativos a compensar e por isso não há desconto de imposto de renda (15%) no valor dos ganhos.
Nota 2: Operações divulgadas para fomentar discussão, não indico nenhum ativo para ninguém!

Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).
Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.
Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Fala Janota, tudo bem?

    Rendimento legal!! ficou na faixa de 5% o lucro médio né? voce ta lançando uns 50k em put, qual o objetivo dos lançamentos de puts? abaixar o preço médio para lançar mais calls ou só o prêmio?

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IdTI!
      Tem de tudo um pouco!
      Tem operação para abaixar o preço médio, que acabou virando coleta de prêmio (bbas, cmig, eqtl e egie).
      Outas que eram para abaixar preço médio que deram certo (abev).
      Reparei que você só operou cmig este último mês. O que é uma estratégia interessante!
      Particularmente tenho opero as ações que estão caindo, mas com o mercado querendo subir, terei que me adequar!
      Tenho alguns amigos que operam só uma ação e ficam gerenciando como se fosse uma única operação. Acho que pode ser uma opção interessante para os próximos meses.
      Grande abraço!

      Excluir
    2. Essa é a ideia, ter apenas uma ação e se possível realizar no máximo 3 movimentos e esperar o exercício. Estou operando cmig pois tem alta liquides, esse mês peguei ggbr pois os prêmios estavam mais interessantes que cmig...
      Também opero valores menores, então consigo cravar em uma única ação hehe

      Excluir
    3. Acho que operar uma única ação que pague um bom prêmio pode ser mais interessante mesmo! Neste sentido bbas, vale e cmig são as que mais me apetecem.
      Não sabia que ggbr pagava um prêmio bom, vou colocar no radar!
      Muita gente gosta de petr, mas eu não acho interessante, pois se der ruim ela quase não dá dividendos. Acredito que a ação tem que remuerar o tempo que estou com o ativo na mão.
      Vlw!!!

      Excluir
    4. sim, no começo fiz com bbdc e pagava dividendos, vou colocar essa informação no radar.
      Fico em dúvida como está alocado seu patrimônio, pelas contas, você gira uns 130-140k entre calls e puts. você tem algum post falando sobre alocação de patrimônio?

      abs

      Excluir
    5. Meu giro tá alto, mas quando se opera put o que eu preciso é de um cdb ou fundo de alta liquidez. Na prática fui pouco exercido pelo tamanho da exposição. Estou com um post na agulha para discutir isso. E um outro sobre alocação para o ano que vem.
      Aqui está o meu de alocação do ano passado.
      http://janotainvestidor.blogspot.com/2017/12/planejamento-de-investimentos-balanco.html?m=1
      Mas eu furei muito a minha alocação de opções estou muito mais exposto que planejei.

      Excluir
  2. Janota, boa noite, tudo bem? Vejo que você opera com opções e gostaria de uma ajuda, pode ser?

    Na venda de put, qual a diferença entre preço e preço limite? Se uma opção está custando $2, qual deve ser o preço limite? Posso deixar este campo em branco?

    Desde já, obrigado.
    Fuleiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fuleiro!
      Qual corretora você utiliza? Na minha corretora não tem esse campo. Opções funcionam do mesmo jeito que operação com ações ou FIIs, pelo menos na boleta de compra e venda...
      Se quiser me mandar um print da boleta pelo e-mail janota.investidor@gmail.com
      Não conhecia seu blog, adicionei no blogroll!
      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!