Dia 24/01 vem aí: Efeitos de Eventos Binários na Carteira de Investimentos

Olá Galera da Finansfera

Lendo o post do Clube do Pai Rico fui estimulado a pensar sobre efeitos de eventos binários na carteira de investimentos.
Duas Caras - Fonte
Quem acompanha o blog sabe da minha opção pelo investimento de longo prazo e pouco giro na carteira. Apesar disso ser novidade para mim, tenho estudado muito e compartilhado minhas conclusões/devaneios aqui no blog. Mas também tenho uma pequena parcela dedicada a trades e opções, assunto que tem me despertado interesse pela possibilidade de geração de receitas e proteção da carteira. Coloquei alguns links no final deste poste com artigos que escrevi sobre esses temas para quem é novo aqui no blog!




O julgamento do Lula no dia 24/01 tem potencial para ser um evento binário que pode fazer a bolsa reagir com força. Acho difícil saber o que o Sr. Mercado pensa e trabalhar com probabilidades. Neste evento específico já sabemos o dia e hora que vai acontecer, mesmo que o resultado seja um pedido de vistas de algum juiz. Em todo o caso o Sr Mercado está montado suas apostas e o dia 24/01 merece minha atenção dentro das movimentações de curto prazo.

Acredito que o melhor é ter uma boa estratégia de longo prazo que contemple uma dose de proteção, mas nada me impede de na medida do possível montar posições de curto prazo para aumentar a proteção ou mesmo ganhar dinheiro com eventos desse tipo.

O Zé do Clube do Pai Rico está pensando em uma estratégia bem interessante com opções, veja aqui.

No exemplo do Zé, ele sugere algumas compras de opções. Particularmente, eu não gosto muito da ideia de comprar opções, então pensei em como montar uma estratégia compatível com minha atual filosofia de investimentos.

Ao possuir uma carteira de ações buy and hold estou posicionado para um mercado altista com foco no longo prazo. Assim, não vejo necessidade de fazer ajustes. Esse evento tem uma característica interessante, já que ele é esperado. Com isso, o mercado vai, a cada dia, precificando o evento. Diferentemente de eventos súbitos como o do Joesley Safadão, onde ou você tem uma política de ir precificando cisnes negros ou você é pego de calças curtas.

Desta forma, como me posiciono esperando subida no longo prazo, e meu cenário é de o Brasil ameaçar novo voo de galinha, os ativos que tenho em carteira são mais defensivos  e tenho uma boa parte da carteira dolarizada. Isso significa que estou com um bom Hedge para eventos locais, pois quando o botão de pânico é acionado aqui no Brasil todo mundo corre para o dólar e ele sobe.

Essa reflexão foi muito positiva para mim, pois confirmei que a forma como construí minha carteira me deixa bem confortável. Penso que a melhor estratégia de investimentos é aquela que te deixa dormir tranquilo de noite!





Mesmo acreditando que estou bem posicionado para a subida da bolsa, aceitei o desafio de tirar uma casquinha de um movimento de queda abrupta!

A maneira clássica seria comprar o máximo que puder depois que o mercado fizesse a correção. Estamos falando aqui de quedas maiores que 10%. Mas ainda assim não fiquei satisfeito, queria algo como um movimento de curto prazo. Pensando nisso, vi a oportunidade de utilizar uma estratégia que tinha lido, mas não tinha visto oportunidade de utilizar, que é o lançamento de uma call coberta com o strike bem abaixo do preço do ativo, chamada deep in the money.

O ativo com maior volatilidade para se beneficiar de um movimento deste tipo seria PETR4, o mesmo sugerido no artigo do Clube do Pai Rico. Imaginei a seguinte operação, utilizando preços do fechamento de sexta-feira, 22/01:

Compra PETR4: 18,47

Venda PETRB66: 2,54

Strike: 16,00

Assim temos uma proteção de 13,75% de queda e um lucro de 0,44% em caso de strike.

Nesse trade estaria protegido contra uma queda de até 15,93. Abaixo deste valor passaria a operar com prejuízo. E caso o ativo fique entre o preço atual e o strike, pode ser que valha a pena tentar reverter a operação ou fazer uma rolagem para março/18.

No meu caso, o problema seria encher o pote de PETR4, pois isso jogaria meu preço médio lá em cima, conforme explicado nesse artigo aqui, quando aproveitei para baixar o preço médio.

Em todo caso, também não me decidi. Mas é uma oportunidade interessante de testar conceitos e valores.

Estou tendendo para a operação mais simples, que é deixar rolar e entrar comprando o que estiver na promoção. Será que teria nervos para comprar num mercado caindo? E ver o pouco que a carteira valorizou se desfazendo? Tomara que sim! Esse é o modelo mental que estou exercitando.

Grande abraço, bons investimentos e até o próximo post!!!

Referências do blog

Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).
Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.
Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Que show que eu servi de incentivo para você refletir sobre uma oportunidade de ganho no curto prazo por conta do evento 24/01. :)

    Como você bem disse, ele tem um poder escondido e que não sabemos em qual direção será usado ... Com isso te pergunto: a estratégia que você traçou não está mirando MUITO numa correção ?

    Ok ... tem o lucro da gordura da DITM que usarás, 0,44% ... Mas isso não seria "pouco" ? (diante do poder do evento)

    O lançamento DITM é excelente para rentabilizar a carteira em época de correção mais forte, mas acaba sendo fraco para o caso de estarmos errados. Não acha ?

    Usando as tuas palavras, é um evento binário. 8 ou 80. Mas não estarias olhando apenas pro 8 ?

    Não estou questionando a estratégia em si, mas a forma que ela está sendo pensada para o evento em questão. ;)

    Abraços !! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zé!
      De fato nessa estratégia de CURTO prazo eu não me beneficiaria em nada do evento em caso de subida forte, mas toda a carteira buy and hold, de LONGO prazo iria acompanhar o movimento de subida.
      Penso que o Hedge deve focar onde a carteira está sensível.
      Por outro lado se o foco for curto prazo, essa não é a melhor opção!
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Legal Janota! Interessante sua ideia. Percebo que algumas pessoas estão apostando na queda. Se subir, será pouco.

    Eu decidi fazer igual o post do clubedopairico. Apostar nas duas direções. Para dar certo o movimento precisa ser grande. Vamos ver hehe

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inglês!
      Tem muita estratégia legal, umas boas, outras nem tanto. Sou muito empírico e ver uma situação onde a estratégia se aplica melhora bastante minha compreensão.
      Por isso dei valor ao post do clube do pai rico e resolvi fazer um post sobre minhas reflexões.
      Grande Abraço!

      Excluir
  3. Fala Janota!!!

    Neste momento tem bolhas espalhadas pelo mundo todo. Bolsas mundiais fazendo topo histórico atrás de topo histórico. Os gringos agora vieram para o Brasil. Acredito que este movimento ainda vai longe. Vai até explodir a próxima crise mundial. Isso se as eleições não resultarem num novo presidente com aversão ao mercado.
    Quando o cenário das eleições começar a ficar mais claro os mercados vão balançar muito. Antes disso também acredito num viés altista para o mercado.

    obs: tudo achômetro. nenhuma fundamentação clara que corrobora com o que eu escrevi. é minha leitura atual do mercado, mas pode estar tudo errado. e ainda que esteja certo, pode mudar tudo da noite pro dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IR!
      Adicione aí que tem eleições em vários país latino americanos nos próximos 12 meses!
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Boa Janota, mais uma postagem direta e atual sobre suas estratégias. Obrigado por compartilhar. Então, penso parecido com o Investidor de Risco, acreditando que em 2018 muita água ainda vai rolar.. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Invisível!
      2018 tá só começando. Temos que estar afiados!

      Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!