Resultado de Trades com Opções - Abr/2018


Salve galera da Finansfera!

Na última segunda-feira 16/abr/18 venceram as opções da série D (call) e P (put).

No fechamento de março/18 modifiquei a sistemática de acompanhamento desta carteira de opções/trades. Agora faço o fechamento do mês anterior e já informo os próximos passos.




Ando lendo muito sobre essa estratégia de lançamento de Call Coberta ou Put para geração de renda e me deparei com alguns conceitos novos. Nos EUA há vencimento de opções 3 vezes por semana e existe uma turma que faz esses lançamentos semanalmente. Daí resolvi tropicalizar este conceito e utilizar a semana de véspera de fechamento para fazer uns testes. Então fechei a posição da VALEP389 e lancei Put do ITSAP140.

Acredito que fazer um novo lançamento faltando uma semana ou duas para o vencimento pode até pode ser uma boa ideia, mas o mercado brasileiro está numa tremenda congestão e essa operação com ITUSAP140 foi bastante conturbada. Sai com míseros 3 reais de lucro, e passei calor o tempo todo, pelo menos saí no positivo.

Essa congestão é muito boa quando se tem o prêmio do prazo, que dá uma bela proteção em caso de queda do ativo, já que ninguém sabe para que lado o mercado vai pender. Até por isso é bom reduzir a minha exposição ao risco, vou me posicionar em empresas menos voláteis ou aquelas que eu me sinta mais à vontade de encarteirar, caso o preço caia muito.

Resultados

Na VALE3 eu tinha aproveitado uma retração para lançar puts longe do preço (OTM), ainda estou calibrando nas opções de venda.

Lançamento de PUT no Dinheiro em 19/mar/2018
VALEP389: 0,56
Strike: 38,97
Quantidade: 400
Operação começa a dar prejuízo com VALE3 abaixo de 38,41.
No momento do lançamento a VALE3 estava cotada em 41,13.

Fechamento da operação: 0,09 em 09/abr/2018

Rendimento líquido de 179,24

A CMIG4 tinha subido bastante no início de março/18 e os prêmios estavam generosos. Tentei call coberta.

Em 19/mar/18 fiz as seguintes operações:
Compra CMIG4: 8,41
Lançamento CMIGD84: 0,29
Strike: 8,54
Quantidade: 1.700

Lucro com Prêmio: 491,32
Rendimento no exercício: 0,00

Como não deu exercício ainda estou com as ações na mão. Teve uma notícia que me deixou na expectativa com essas ações da CMIG4, pois haveria uma distribuição de dividendos bem gordos com data ex em 02/mai/2018. Vou segurar o ativo até um rallye que pode vir, e na casa dos 8,50 – 8,70, nesta faixa de preço eu irei lançar call com strike um pouco acima. Se o rallye não vier os dividendos compensarão o risco.

O trade com ITSA4 foi uma tentativa de conseguir um rendimento extra na reta final das opções. O trade acabou foi comendo o rendimento da operação com VALEP389 e gerando muito sufoco. Num mercado mais definido essa operação pode valer a pena.

Lançamento de PUT no Dinheiro em 09/abr/2018
ITSAP140: 0,09
Strike: 13,25
Quantidade: 1.000
Operação começa a dar prejuízo com ITSA4 abaixo de 13,17.
No momento do lançamento a ITSA4 estava cotada em 13,40.

Fechamento da operação: 0,07 em 11/abr/2018

Rendimento líquido de 3,31

Para o mês de abr/2018 a rentabilidade em relação ao valor total imobilizado: 1,79%

Abaixo temos a evolução da renda gerada nesta carteira.

O lançamento da PUT OTM (com strike abaixo do preço atual do ativo) acaba tendo a vantagem de utilizar um ativo que está na carteira como garantia da operação. Ou seja, de fato não deixo nenhum dinheiro parado na minha conta para garantir a operação, mas para efeito de contabilização, eu coloco o valor imobilizado como sendo a quantidade de opções lançadas vezes o strike, assim a rentabilidade imobilizada reduziu bastante.





Próximo Vencimento

Lancei PUT para BBSE3, o objetivo aqui é tentar adquirir o ativo de forma a reduzir o meu preço médio atual, dentro da estratégia de lançamentos de opções. Operações abertas para vencimento em 21/mai/2018:

Lançamento de PUT no Dinheiro em 11/abr/2018
BBSEQ278: 0,46
Strike: 27,80
Quantidade: 300
Operação começa a dar prejuízo com BBSE3 abaixo de 27,34.
No momento do lançamento a BBSE3 estava cotada em 28,40.

Dois dias depois que fiz esse lançamento em BBSE3 o preço derreteu e estou me coçando para fazer mais um lançamento com pensamento de encarteiramento do ativo, mas não me decidi.

As ações de CMIG4 que estão na carteira ficarão aguardando algum movimento mais forte que eu acredito que pode acontecer com a confirmação dos dividendos gordos, alguma coisa já está embutida no preço. Se o movimento não vier eu fico com os dividendos e está tudo certo.

Conclusão

Capturar o prêmio de prazo é mais fácil que os de volatilidade, já que é necessário ter mais sangue frio e confiar mais nas análises gráficas, assim para mim é melhor lançar opções com maior prazo para vencimento.

Essa congestão da bolsa está me preocupando, e vou ser um pouco mais conservador na escolha das ações para lançamento de opções, o que significa escolher ações menos voláteis e com prêmios menos generosos. Também vou escolher ações descorrelacionadas (dentro de um mesmo vencimento), ou seja escolher um banco e uma elétrica, por exemplo.

Isso implicará numa redução da minha rentabilidade mensal, dentro dos meus critérios de apuração, mas não vejo isso como um problema grave, se eu também estiver reduzindo o risco da operação. Estou de olho em VALE3, ENBR3, ITSA4, BBAS3.

Por isso tudo a queda da rentabilidade não está me preocupando, até porque fiz operações menos arriscadas, como foi o caso da VALE3, pois tinha proteção contra um queda de 6,61% do preço do ativo.

A rentabilidade do mês foi boa, um pouco mais baixa que dos meses anteriores, devido à utilização da estratégia de escolher um strike OTM, efeito colateral do aumento de proteção contra a queda.

Para o próximo mês já temos uma operação com BBSE3 e estou pensando em entrar com outra operação, mas ainda não me decidi.

Grande abraço, bons investimentos e até o próximo post!!!

Nota 1: Tenho resultados negativos à compensar e por isso não há desconto de imposto de renda (15%) no valor recebido no prêmio.
Nota 2: Não há pagamento de imposto de renda no exercício, pois a venda foi menor que 20k.
Nota 3: Este mês retirei os textos que explicam as minhas regras de apuração, quem não se lembra ou é novo aqui no blog pode ver neste post passado (link)
Nota 4: Operações divulgadas para fomentar discussão, não indico nenhum ativo para ninguém!

Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).
Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.
Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Legal hein Janota! Parabéns!

    Eu faz um tempo que não opero opções. Como está a liquidez da ITSA?

    CMIG tem boa liquidez?

    Estava em meus planos lançar PUTs da Itausa. Mas, na época não gostei do mercado de opções dela e fiquei de fora.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inglês!
      Itsa tem liquidez, mas o spread é enorme, foi esse um dos fatores de passar calor no teste.
      Como Call coberta e put tem o mesmo risco, mas a última imobiliza menos capital, eu costumo comparar o nível de proteção e a rentabilidade entre as duas variantes.
      Outra opção é lançar call coberta dentro do dinheiro (itm) se o cenário de queda confirma essa operação aumenta a proteção.
      Abraço!

      Excluir
  2. Olá Janota,

    Acho opções interessante, mas é uma coisa que não tenho coragem de fazer.
    Parabéns pelas operações.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cowboy!
      Da próxima vez que você quiser vender uma ação qualquer, lance call, na mesma quantidade, para os próximos 30 dias e com strike acima do preço atual. Nessa oportunidade você poderá ter uma experiência prática do que é operar opções.
      Mas você tem que querer vender. Muita gente lança call para vender ações, mas depois se arrepende e não quer perder as ações.
      Abraço!

      Excluir
  3. Olá, meu caro! Incluí também o seu blog na minha lista. Valeu!

    O que está achando da eleição em MG e o impacto na CMIG?

    Abraço!

    http://antipoda.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauricio!
      Valeu pela inclusão no seu blogroll!
      Hoje o candidato com melhores resultados nas pesquisas parece ter interesses privatistas. Mas não vi nenhum reflexo disso nas ações da cmig. Continuam bem castigadas pelo mercado, trabalhando com preço abaixo do valor patrimonial e um alto yield. Pode ser que o investidor não está tão empolgado com isso.
      Nos últimos anos o governo mineiro não era aliado do governo federal, exceto em 16 e 17. O resultado disso foi que a cemig perdeu varias concessões por brigas políticas. Hoje o perfil da dívida e obrigações da empresa (juntamente com compromissos no mercado de energia elétrica e opções de venda da light) estão obrigando a empresa à se desfazer de bons ativos como a Taesa.
      Por tudo isso minha posição em cmig4 é altamente especulativa.
      Estou abaixando meu preço médio para em breve lancar calls no ativo base.
      Um abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!