Como o trade de opções resolveu meus prejuízos na bolsa

Fala galera da Finansfera!

Acho muito válido quando o pessoal aqui da Finansfera fala dos francassos e insucessos. Assim,  já que não tem ninguém infalível e que todo mundo erra, o melhor mesmo é aprender com os erros dos outros que dói menos.

Há um bom tempo atrás eu entrei no aumento de Capital da Petrobras. Entrei pesado.



Se já tivesse lido o Investidor Inteligente do Benjamin Graham  eu não teria caído nesta. A empresa estava cara, não tinha histórico de dividendos, o petróleo estava nas alturas e aumentos ou aberturas de capital são sempre efetuados nessas condições justamente para pegar a sardinhada de calça arriada.

Para piorar quando o preço caiu eu fiquei naquela de “não vou sair no prejuízo” e o resultado disso foi que o prejuízo só aumentou.

Quando o negócio já tinha ficado bem feio foi que eu tomei coragem e apertei o botão de ejetar.
Shit heppens!!

Foi um puta prejuízo.

Sai bem machucado, mas não foi o único!

Quando temos um prejuízo no mercado de capitais os nossos lucros subsequentes “abatem” do prejuízo e não é necessário fazer o pagamento do imposto de renda (IR) sobre o ganho de capital até que o investidor passe a operar com lucro novamente. É importante salientar que para fazer jus à esse "abatimento" os prejuízos passados devem ser reportados na declaração de ajuste anual de imposto de renda.

Levando isso em consideração eu passei a fazer meus trades de uma forma mais acelerada para tentar recuperar logo aquele prejuízo. Foi quando tive a consciência que meu emocional estava abalado e resolvi parar.

Virei a chave para renda fixa.

Em 2016 eu voltei a fazer trade, mas não estava conseguindo operar por questão de tempo, não tenho condições de ficar com o broker aberto o tempo todo, além disso passei a procurar ser mais cauteloso.

Redenção 
Recentemente aprendi as possibilidades de se fazer trades com opções e passei a operar de forma consistente e o mais importante: do lado da banca.

Quem lança opções possui uma pequena vantagem estatística sobre quem compra. Além de vários outros modelos mentais que venho assimilando com a ajuda da blogosfera financeira.

Os registros das operações, dos resultados e das impressões também são de extrema valia! Portanto depois de vencidas as opções na terceira segunda-feira de cada mês eu apresento meus resultados aqui no blog.

Tenho conseguido operar com lucro de forma consistente e com uma rentabilidade que está melhorando a cada mês.

Apesar dos meus resultados ruins terem sido com ações, é possível fazer a compensação com outras classes de ativos (exceto FIIs). Detalhe importante é que day trade só pode compensar com day trade e as operações normais somente com operações normais.



Resultados 
Desta forma esse ano já tive um lucro acumulado que me rendeu mais de R$ 20K.

Pelas regras tributárias 15% deveria ser entregue para meu sócio por meio do imposto de renda. Neste caso R$3.073,00.

Mas por ora não tenho que pagar nada por ainda estar no prejuízo.

Como houve uma curva de aprendizado eu considerei a projeção com uma equação de segundo grau. O resultado disto é que hoje a minha expectativa de zerar meu prejuízo histórico está em 12 meses, e somente após este ponto voltarei à pagar IR.

Com esta estratégia eu já abati mais de 40% do meu prejuízo acumulado, mas tive alguns percalços como a realização de prejuízo em MPLU3, que impacta no meu estoque de prejuízos à compensar.

O meu nível de exposição à estratégia de lançamento de opções está muito mais alto que imaginei no início, mas os bons resultados me impulsionaram à acelerar a estratégia e com isso em breve volto a recolher IR sobre ganho de capital. O que não encaro com tanta alegria assim...

Grande abraço, bons investimentos e até o próximo post!!!

Nota 1: Tenho resultados negativos a compensar e por isso não há desconto de imposto de renda (15%) no valor dos ganhos.
Nota 2: Operações divulgadas para fomentar discussão, não indico nenhum ativo para ninguém!

Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).
Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.
Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Nossa, que baita prejuízo em Petro, Janota. Tomei um ferro em Petro também na época o impeachment da Dilma. Mas foi só uma 3mil. Isso aí continue a batalha, operando e aprendendo RS..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FeP!
      Petr deve ser metade, comentei especificamente por ser emblemático. Mas como também relatei rolou um desespero para recuperar e drogas pesadas tipo operar a descoberto no day trade.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Algumas estratégias de opções como a venda coberta ou a venda de "put cobertas" podem ser uma boa opção para ter uma renda extra e uma rentabilidade extra na carteira, porém é preciso fazer isso com calma e muita consciência.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DIL!
      Esta é a estratégia que quero desenvolver!
      Lá fora há quem considere esta estratégia como renda passiva. Estou preparando um post sobre isso.
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Excelente post Janota. Me identifiquei bastante contigo, pois quando retornei aos trades, eu fazia muito day trading, até comecei ganhando, mas logo vieram as perdas em sequência. Elas abalaram meu emocional e não conseguia mais recuperar. Daí eu também "virei a chave", passei a operar mais tranquilamente, não faço mais day trading há bastante tempo, somente operações de prazo maior, de forma absolutamente disciplinada. O resultado é que já recuperei grande parte do valor que perdi, e o melhor é que tenho feito isso de forma consistente, sem assumir riscos desnecessários, e fazendo tudo com calma. Também não falta muito para recuperar tudo, e passar a ter lucros. Um abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Diário!
      Essa lição que você também passou é muito importante! Investimento ou mesmo trade não é para buscar adrenalina. Sempre digo que se não durmir bem de noite por conta dos investimentos/trades então estou fazendo errado!
      Quer adrenalina, vai praticar esportes radicais rsrsrs
      Grande abraço!

      Excluir
    2. Perfeitamente, eu também uso essa mesma regra, coincidência ou não, é ótima. Se eu abrir um trade, e não conseguir dormir direito à noite, é porque arrisquei demais. Mas graças a Deus, há meses já venho disciplinado, arriscando somente o que planejei, e tendo ótimas noites de sono, independente dos stops. As operações com lucros estão compensando, e me colocando numa reta de crescimento.

      Abração e sucesso pra gente hehehe

      Excluir
    3. Excelente Diário!
      Sucesso pra gente!
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Prejuizos são normais na bolsa. Quem nunca teve está mentido. Sobre opções, prefiro ficar fora.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Uó!
      Entrar em opções exige um certo preparo e se não entender o que está fazendo, daí vai deixar o dinheiro todo na mesa.
      Ajudei um amigo a fazer a operação esta semana e desencorajei outro. A diferença entre os dois era o domínio da lógica das opções.
      Perder dinheiro não é legal, sem saber porque perdeu é depressão!
      Grande abraço!

      Excluir
  5. Olá Janota, tudo bem?

    O velho preço da aprendizagem hehe... todo mês fico com uma duvida sobre opções, veja se consegue me ajudar.

    Temos a seguinte situação, vendemos uma call de opção no dia 20 de outubro com vencimento para terceira segunda de novembro.

    Na apuração da DARF essa operação entraria em OUTUBRO que é a data de "montagem" ou em NOVEMBRO que é a data de vencimento?

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IdTI!
      O fato gerador é o encerramento da posição com lucro.
      Quando você vendeu a opção em outubro foi aberta uma posição vendida. O encerramento da operação pode ser o vencimento (opção virar pó) ou comprar o mesmo ticker.
      A data do encerramento da posição vendida é que deve ser levada em conta.
      Se você for exercido em Call coberta a apuração é o conjunto da operação de compra e venda da ação + o prêmio.
      Abraço!

      Excluir
  6. Boa noite Janota. Como vc faz esse cálculo de compensação de prejuízos entre ações e opções? Até onde sei não compensa integralmente o prejuízo - a base de cálculo para compensar é o lucro do mês, abatendo apenas 15% do seu prejuízo anterior se fizer a compensação. Está correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá rbtpinheiro!
      Esse assunto sempre gera confusão, mas ele não é de fato difícil. Acho que é o juridiquês que atrapalha.
      Teve prejuízo na operação normal, anota o valor. Digamos 1.000 reais de prejuízo.
      Mês seguinte teve 3.000 reais de lucro também operação normal.
      3.000-1.000=2.000
      Operação normal é 15% de IR.
      Então dá 2.000x0,15=300
      Logo, paga 300 reais de IR.
      Não importa se é ações, opções, mercado futuro, ouro, dólar. Operação normal é 15% de IR e o prejuízo pode ser compensado/calculado em conjunto. Só na declaração de ajuste anual que tem que discrimar, para controle do leão.
      Abraço

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!