Gerenciando aluguel de ações (renda passiva)

Fala galera da Finansfera!

Desde Jun/17 que disponibilizo minhas ações da carteira buy and hold para aluguel com objetivo de gerar renda passiva, minha primeira experiência foi registrada neste post.

Acho que é um bom momento para avaliar como ela funcionou e o que deu certo e o que não deu.




Primeiramente vou esclarecer que utilizei a Mirae Asset como corretora, pois podem haver particularidades e se sua experiência for diferente, coloque aí nos comentários!

Quando coloco minhas ações para alugar tenho que dar as seguintes informações:

- Ativo: Qualquer ação disponível
- Taxa mínima: Geralmente uso de 1 a 3% ao ano
- Quantidade de ações: Não deixo nenhuma ação de bobeira, coloco tudo para alugar!
- Operação reversível pelo doador? Sim ou Não
- Operação reversível pelo tomador? Sim ou Não 
- Prazo que quero deixar as ações disponíveis para aluguel: Geralmente deixo 4 meses
- O aluguel pode ser renovado? Sim ou não 

No post anterior discuto esses conceitos. Agora trago alguns esclarecimentos sobre essas questões.

A corretora acrescenta 0,2% na taxa de aluguel como forma de remuneração dela, uma vez que as operações de aluguel são executadas via mesa ou alguma interface específica da BTC que o investidor normal não acessa. Mas esse acréscimo pode ser maior quando a corretora consegue uma taxa mais vantajosa para o cliente.

O aluguel é executado em um booking de ações, assim quem pede menor taxa aluga primeiro.

Não cheguei a uma conclusão sobre a taxa mais interessante, pois se for muito alta a vacância aumenta (impactando o rendimento), se a taxa for baixa a vacância também será baixa. Tenho trabalhado com taxas de 1 a 3%.

A possibilidade de reversão do aluguel por parte do doador nunca é opção, pois eu nem compro a ação se o dinheiro não estiver de fato disponível para investimento de longo prazo. E essa estratégia serve para aumentar a rentabilidade através da sinergia com investimento de longo prazo.

A possibilidade de reversão por parte do tomador tem dois efeitos. Se eu não permitir a reversão posso não conseguir casar a minha ordem com a dos tomadores de ações emprestadas e “perder a vez” no booking para uma ordem que casava melhor.  Por outro lado, existem ações que tem pouca oferta de aluguel e como o trader já está vendido e precisa tomar aluguel para levar seu trade, às vezes acontece dele aceitar essa ordem com compromisso de prazo, o que é vantajoso para o doador.

Quando coloco que o tomador não pode reverter a operação, também coloco um compromisso de prazo curto (2 ou 3 meses), mas com possibilidade de renovação do aluguel. Assim crio uma ordem que teoricamente seria capaz de pegar essa turma no contra-pé. Na prática isso raramente acontece, pois o mercado que trabalhei foi altista, a possibilidade de aparecer desesperados foi pequena.

Por outro lado, como a operação é realizada pela corretora, houve diversas oportunidades que a taxa de aluguel foi sensivelmente modificada para cima. Estamos falando de até 17% ao ano de taxa de aluguel.

Estes raros eventos aconteceram somente com EGIE3, mas MPLU3 e FESA4 chegaram a ser alugadas por 4%. Consegui arrecadar bastante dinheiro com ABEV3, LAME3 e IRBR3, porém o destaque foi o grande tempo que a ação permaneceu alugada, foram aquelas raras situações que o tomador aceitou ficar com a ação por 3 meses.




A informação que tenho é que existe muita oferta doadora de ações para as queridinhas da bolsa, no nosso caso ITUB4PETR4, VALE3. Estas ações são as mais líquidas e exatamente por isso tem as piores taxas. Ações esquecidas pela bolsa podem passar por situações como essa de aparecer uma taxa excelente.

Minha taxa de vacância é relativamente alta, às vezes alugo 100 ações de empresas que tenho 800. Mas parece que o motivo é o histórico que tenho de ter trabalhado num mercado altista. Vejo claramente a vacância reduzir quando uma ação cai. Obviamente posso sempre abaixar a taxa para resolver o problema da vacância, mas meu sentimento é que quando o ativo está subindo mesmo com taxa baixa é difícil alugar o ativo, por outro lado, quando o ativo corrige/cai sempre consigo alguma coisa nas faixas que trabalho.

Imposto de renda

O imposto de renda é pesado neste tipo de operação, já que a taxação é regressiva e para desfrutar dos 15% de impostos, o aluguel teria que durar 2 anos. Desta forma, geralmente tenho 22,5% dos lucros convertidos em imposto e retidos na fonte quando a operação é encerrada e o dinheiro é creditado na minha conta.

Porém só há um jeito de evitar esse imposto: Não ganhando dinheiro com aluguel! Então vamos pagar impostos minha gente! rsrs

Contabilidade de rendimentos e Declaração de Imposto de Renda

Somente contabilizo esses rendimentos quando a operação é encerrada. Na virada do ano a B3 envia um fechamento com o valor recebido, já líquido, que será lançado na aba de Rendimento com tributação exclusiva na fonte. Não tem mistério!

Dividendos, JSCP e Bonificações

Esses proventos são todos do doador, ou seja, a gente que está alugando as ações não perde nada dos benefícios de ser Buy and Hold. A B3 executa o repasse do direito de volta e não há com que se preocupar.

Histórico

Segue histórico detalhado dos rendimentos recebidos:

Foram R$393,67, depois dos impostos, que recebi nos últimos 12 meses e não gastei mais do que 15 minutos por mês com esta tarefa, incluindo tabulação de resultados.

No início tive dificuldade de acertar os parâmetros. A própria queda na taxa básica de juros (Selic) acabou me forçando a reduzir as taxas propostas. Temos que lembrar a taxa básica é referência para qualquer investimento.

Segue histórico dos ativos alugados e suas taxas.

Interessante que nesse ano as ações de ITSA3 nunca foram alugadas. Parece que 1% ao ano neste ativo ainda é muito caro. Passei recentemente para 0,2% na expectativa de conseguir alguma rentabilização.




Uma coisa a se observar: não é por não ter recebido dinheiro de aluguel naquele mês que o ativo estava em vacância. O caso mais interessante foi o aluguel de ABEV3: o ativo ficou alugado por 7 meses, logo só vi a grana em janeiro/18.

Neste acompanhamento que realizei nos últimos 12 meses consegui um yield médio líquido de 0,35% ao ano. Isso traz uma questão importante. Eu deveria abaixar ainda mais as taxas que coloco? No limite, se colocasse a taxa de 0,5% ao ano e todos os meus ativos estivessem alugados, eu teria o mesmo resultado.

Com o tempo vou conhecendo melhor esta estratégia de renda passiva e a carteira de aluguel de ações vai incrementando e passo a gerar um fluxo de caixa cada vez mais interessante.

Grande abraço, bons investimentos e até o próximo post!!!

Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).
Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.
Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Legal Janota, 0,35 está bom! Eu preciso baixar os pedidos pois é raro alguém alugar minhas ações rsrs

    Também não oferto muito pois tenho poucas ações. Em breve usarei com frequência os aluguéis

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Inglês!
      Este é um dinheiro que não dá muito trabalho para receber e não acrescenta grande risco à carteira.
      Começou a aparecer coisa boa neste final de junho, especialmente mplu e egie. Mas ainda não foram apuradas.
      Sucesso!

      Excluir
  2. R$393,67 já começa a valer o trabalho... desisti desse lance de alugar pois só pingava centavos na minha conta por conta de ter só ITUB e TAEE....

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá SrIF!
      Tem ações que realmente são ruins de dar retorno. No meu caso foram as Itsa3. Nem por 0,2% consegui alugar.
      Sucesso

      Excluir
  3. Interessante! Acho que vou voltar a alugar as minhas. Em 2016 eu lembro de conseguir taxas absurdas com NATURA. Acabei vendendo-as quando da prisão do Lula - a bolsa explodiu de euforia! De lá para cá comi barriga e não aluguei mais nada.
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Risco é Tempero,
      Bom saber que Natura remunera bem no aluguel.
      Acho que para o trabalho que dá (muito pouco) essa estratégia de alugar ações não pode ser desprezada.
      Grande Abraço!

      Excluir
  4. Ótimo post.

    Passou uma ideia na pratica de quanto rende o aluguel de ações.

    393 reais por ano, não dá deixar passar, em 10 anos (sem juros compostos) são 3930 reias, (com juros compostos, esse valor é muito maior).

    Uma rentabilidade de 0,35% ao ano, a mais ajuda bastante.

    Por exemplo uma carteira de dividendos que pague de renda passiva 6% ao ano, passa a pagar 6,35%.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu DIL,
      O espírito é esse! Não podemos deixar dinheiro na mesa!
      Abraço e Sucesso!

      Excluir
  5. Olá colega,

    Essa é minha terceira tentativa de criar e manter um blog. Dessa vez vai para frente, mas preciso que você leia e comente lá.

    Fico grato por sua visita.

    https://dreamerson18.blogspot.com

    Sempre que puder vou interagir com vocês.

    Por favor visitem, não quero que mais um projeto dê errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sonhador!
      Inclui seu blog no blogroll do meu.
      Depois seria legal se você criasse um blogroll e divulgasse outros blogs da Finansfera.
      Abraço

      Excluir
  6. Aluguei minhas MPLU3 até fim do ano, sem possibilidade de devolução antecipada, por 18% a.a.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional! Parabéns!
      Fico pensando se o infeliz que opera vendido desse jeito vai ter lucro algum dia! Kkkk
      Sucesso!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!