Permitam que eu me apresente...

Olá Finansfera!


Permitam que eu me apresente: sou Janota Investidor. Sempre me interessei por investimentos e como tenho bastante gosto pelo conhecimento, venho há muito estudado o assunto.

Acredito na diversificação da carteira para manter a robustez, sempre conciliando as boas oportunidades que venham a surgir, tanto na renda fixa, quanto na renda variável.




Especialmente na renda variável, minha história tem sido de altos e baixos. Não entendia a bolsa de valores como um lugar para procurar parceiros para investir meu capital e participar de uma sociedade. Muito pelo contrário, procurei me especializar em trades e só via a bolsa como local para especulação. Não que não seja possível fazê-lo, mas como minhas primeiras experiências foram em bull market, fiz todo tipo de bobagens e por pura sorte não perdi dinheiro.

Já do lado do investimento de longo prazo tive apenas uma experiência, que foi um tanto traumática. Participei do aumento de capital da Petrobras e vi meu capital reduzir pela metade.

Nesse meio tempo, aprendi mais sobre trade e operava de forma kamikaze. Mas hoje está óbvio que não me aposentarei precocemente desta forma! Primeiramente porque não é a forma mais inteligente de construir riqueza, pois entrava em operações de alto risco para um ganho que nem era compatível, depois porque é preciso colocar o dinheiro para trabalhar para você, e como trader é necessário cuidar do dinheiro o tempo todo, buscando oportunidades e distorções. Sem contar que fica inconciliável com o trabalho. Já perdi ótimas saídas de trades, porque o chefe solicitou uma reunião de última hora.

Outro paradigma que me atrapalhava a encarar a bolsa de valores como investimento de longo prazo é o fato de o Brasil ser o país da renda fixa. Consegue-se negócios fantásticos sem grande esforço e com pouco risco.

Neste último ciclo de baixa dos juros comecei a estudar novas oportunidades e conversando com amigos fui apresentado à essa outra forma de ver o mercado de renda variável. Fui apresentado à Finansfera e fiquei muito entusiasmado com a forma que a turma aqui coloca o dinheiro para trabalhar. Conheci novas estratégias de alocação, remuneração e diversificação e veio a pergunta periclitante; porque não participar mais ativamente, montando meu próprio blog, ajudando e sendo ajudado?

Eis me aqui! Bem vindos ao Janota Investidor!

Vamos falar de investimentos, alocação e dicas financeiras.

Grande Abraço e até o próximo Post!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!