Bitcoin: desafinado no coro dos contentes

Fala galera da Finansfera!

Como diria Raul Seixas: Eu também vou reclamar! O bitcoin é o papo do momento, está em todas as rodas. Nos cafezinhos da firma vejo os colegas perguntando se alguém sabe a última cotação do bitcoin, Se renovou ou rompeu a última máxima ou que a atual queda é oportunidade de compra. Escuto isso desde o início de 2017!



Sou leigo em bitcoins, conheci a moeda virtual na mesma época que descobri a Finansfera. Fiquei curioso e estudei o suficiente para saber que não iria compreender o cerne da lógica das moedas virtuais e pensei num bom mote que uso para esses momentos: “nunca invista em algo que você não compreende” e assim eu fiz.

Apesar de ver o bitcoin rompendo máximas mês após mês aqui na Finansfera me mantive firme e nem por um instante pensei em entrar neste bonde. Mas isso não me impediu de tentar compreender melhor o fenômeno. O que penso das moedas virtuais foi muito bem escrito pelo Portinho neste e neste post.

Me incomodou muito quando o site da Investing.com começou a descarregar artigos sobre o assunto. Pensei: “Isso nem é investimento? Como Pode estar num site destes?”. A resposta é simples: não importa! Tem gente ficando milionário com isso, e isso vende!

Depois disso o trem degringolou. Colegas de trabalho que não investem nem em tesouro direto discutindo o assunto em rodas e falando das oportunidades mil que a moeda digital abriria. Eu não as nego! Apenas me incomoda ver gente que não sabe nem do que está falando entrar em algo num típico comportamento de manada.

Respeito bastante os pioneiros e admiro a sua coragem. Inclusive pensei no seguinte exercício de imaginação.

SE fosse concedido à mim a oportunidade de viajar no tempo 2 anos para trás (final de 2015) e falar com meu eu do passado, eu poderia orientá-lo a especular no Bitcoin e quando voltasse do passado eu já seria milionário!
Cena do "O Homem do Futuro"
Só que não! Conheço muito bem meu comportamento e postura diante deste tipo de novidade. Nem o encontro com meu EU do futuro seria capaz de me convencer à mudar de atitude. Seria mais frutífero convencer meu EU do passado à pegar a grana da venda do imóvel que fiz mais ou menos nessa época à comprar um imóvel em Portugal, Miami ou ainda comprar tudo em IPCA+ ou Tesouro Pré que estavam em suas taxas máximas.




Não tem jeito! Eu desafino no coro dos contentes! Tem valores e modelos mentais que podem ser moldados, trabalhados, mas tem outros que são muito difíceis de mudar, talvez nunca mudem!

Trabalhar o meu modelo mental para investimento de longo prazo em empresas (ações) não foi tão difícil para mim. Trabalho com projetos de investimentos (nova planta de papel, nova mina de itabirito) há mais de 10 anos, são conceitos que estou familiarizado. Oportunidades que ajudo a prospectar no mundo real. Transportar esses conceitos para as finanças pessoais fez todo o sentido para mim. Agora comprar um milésimo de uma blockchain como reserva de valor, não toca minha vã filosofia!

Grande abraço, bons investimentos e até o próximo post!!!

Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).
Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.
Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Boas reflexões Janota.

    Eu comprei algumas criptomoedas para ver como funciona, mas não vou comprar mais.

    Criptomoeda é moda agora e moda foi feita para acabar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cowboy!
      Também acho que vai virar outra coisa, mais racional inclusive.
      Abraço!

      Excluir
  2. Eu sempre me pego pensando em comprar, sei lá, uns 100 reais de cada uma das que valem centavos. Mas nunca concluo o planejamento kkkkkk

    Bitcoin já foi. Mesmo que chegue a valer 100mil, não vai ser mais aquele boom de outrora.

    Por enquanto estou de fora.

    Abração colega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Poupador,

      Quando minha curiosidade aguçou eu pensei em fazer isso. Quem fez tb se deu bem. Mas não é pra mim. Rsrs
      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!