Resultado de Trades com Opções - Mai/2018


Salve galera da Finansfera!

Na última segunda-feira 21/mai/18 venceram as opções da série E (Call) e Q (Put).




Esse mercado está numa congestão tremenda e quem não tem estômago forte é bom segurar firme. As ações da Vale e Petrobras que estavam apagadas, agora estão na boca do povo, já que são essas duas ações que têm mantido a bolsa na zona dos 82.000 a 86.000. Está tudo derretendo!

Comentei no último fechamento que ia começar a negociar empresas menos voláteis, com as quais eu me sinta mais à vontade para encarteirar. Nesse sentido fiz lançamento de Put com foco na aquisição de ações da BBSE3 e depois fiz outro lançamento de Put para encarteirar ABEV3. Sabe aquela história de “tudo que eu compro cai” então, também vale para quando eu lanço Put!

Já comentei aqui, que não lanço Put se não tiver condição de honrar o exercício, agora o que irei fazer é ir gerenciando o preço do ativo, quando tiver espaço para adiquirir mais lotes à um bom preço lanço mais Puts, se a ação entrar num rallye eu lanço Call.

Resultados 21/Mai/2018

CMIG4
As ações da CMIG4 ficaram na carteira até a data Ex-Dividendos e garanti R$ 850,49 de dividendos isentos de imposto de renda. Faltou experiência da minha parte, pois devia ter lançado call no preço assim que bateu R$8,50. Esperei o dia 02/mai/2018 e além do ajuste de dividendos a ação caiu muito. Para não perder a viagem fiz um lançamento bem longe do preço. Abaixo o histórico das operações com CMIG4:

Em 19/mar/18 fiz as seguintes operações:
Compra de 1.700 CMIG4: 8,41
Lançamento CMIGD84: 0,29 (prêmio embolsado)
Dividendos ex 02/mai/2018: 0,50 (sem previsão de pagamento)

Em 02/mai/2018
Lançamento de CMIGE88: 0,05
Strike: 8,30
Passou longe...

Importante comentar que os resultados dos dividendos de CMIG4 somente serão computados no meu balanço de Independência Financeira. Nos blogs de lançamento de opção dos gringos que acompanho é comum o computo dos dividendos junto com as operações de opções (Call Coberto). A grande diferença é a previsibilidade, lá fora o cara compra a ação e lança a Call contando ou não com o dividendo. No meu caso, foi uma captura de uma oportunidade que se deu na carteira de Trades/Opções e não algo planejado na hora de escolher o ativo. Assim fica aqui só o registro.




BBSE3
O lançamento de Put para aquisição de BBSE3 teve requintes de crueldade por parte do Sr. Mercado, já que a ação derreteu 2 dias depois da minha operação e não subiu mais.

Lançamento de PUT no Dinheiro em 11/abr/2018
BBSEQ278: 0,46
Strike: 27,80
Quantidade: 300
Aquisição de BBSE3 ao preço de: 27,34.

Essa operação não gera lucro para o resultado mensal, mas aumenta substancialmente a base de cálculo da rentabilidade da estratégia, piorando o resultado apurado.

ABEV3
O lançamento de Put para aquisição de ABEV3 não teve uma história muito diferente da situação relatada para BBSE3, quando achei que tinha caído muito o ativo recuou ainda mais!

Lançamento de PUT no dinheiro em 10/mai/2018
ABEVQ4: 0,21
Strike: 21,76
Quantidade: 400
Aquisição de ABEV3 ao preço de 21,55

Segue resultado do mês:
Prêmio: 83,87
Rendimento no exercício: 0,00.

A apuração do resultado deste mês me gerou várias dúvidas sobre Imposto de Renda para opções e percebi que o assunto é pouco explorado na nossa Finansfera, por isso resolvi que em breve farei um posto sobre esse assunto. No caso específico dessas operações, as PUT não geraram renda. No fim o resultado ficou magrinho e ainda assim, graças as Call da CMIG4. Abaixo temos a evolução da renda gerada nesta carteira.

Próximo Vencimento

Lancei PUT para BBAS3, a ação tinha caído bastante e acreditava que valeria a pena tentar gerar renda com este trade.

Operações abertas para vencimento em 18/jun/2018:
Lançamento de PUT no Dinheiro em 17/mai/2018
BBASR332: 1,11
Strike: 32,92
Quantidade: 300
Operação começa a dar prejuízo com BBAS3 abaixo de 31,81.
No momento do lançamento a BBSE3 estava cotada em 32,92.

No dia seguinte as ações de BBAS3 caíram ainda mais, com mínima abaixo da zona de prejuízo.

As ações de CMIG4 continuam na carteira e irei aguardar algum rallye para fazer lançamento na faixa de 8,30. Talvez faça gestão do preço médio para criar melhores oportunidades de lançamentos de Call. As ações de ITSA4 e ABEV3 estão no radar para PUT.




Conclusão

Estamos numa zona de turbulência e com a aquisição destes ativos por meio de put não gerei nenhuma renda. Melhorei meus conhecimentos de IR para opções e pretendo fazer um post para compartilhar com vocês.

Estou mais convencido que a ideia de capturar o prêmio de prazo é mais fácil que os de volatilidade, assim estou buscando os lançamentos de opções com maior prazo para vencimento.

Essa zona de congestão da bolsa se revela bem marota, já que algumas ações estão sustentando o IBOV, destaco PETR e VALE e o resto está derretendo. Mais do que nunca é tempo de buscar qualidade. Nesse sentido não estou confortável com minha posição em CMIG, é uma empresa boa, mas está numa fase bem ruim, similar à situação da PETR em 2016, e agora ela está vendendo muitos ativos para pagar dívida e vender ativo com a corda no pescoço não é uma boa prática.

A rentabilidade do mês foi pífia, mas não é motivo para pânico. Uma vez li que na bolsa ou você ganha dinheiro ou aprende uma lição. Esse mês teve bastante aprendizado! kkkk

Grande abraço, bons investimentos e até o próximo post!!!
Nota 1: Tenho resultados negativos à compensar e por isso não há desconto de imposto de renda (15%) no valor recebido no prêmio.
Nota 2: Operações divulgadas para fomentar discussão, não indico nenhum ativo para ninguém!

Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).
Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.
Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Mercado derretendo mesmo, bom para continuar aportando. Não me aventuro com opções mas no sei caso pagar imposto é um sinal que vc pelo menos sabe oq está fazendo!rs

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SrIF,
      Realmente a utilização mercado de opções trás algumas complicações que quem opera somente no mercado normal não precisa ter.
      Estou aprendendo muito e já disse várias vezes que essa série de posts é um teste que estou fazendo.
      De certa forma esse mês preferi fazer o aporte via opções, isso vai resultar numa rentabilidade pequena nessa carteira. Sigo compartilhando o que estou aprendendo.
      Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!