Encerramento da posição em MPLU3 e o desprezo das empresas pelos minoritários


Salve galera da Finansfera!

Mais uma vez a gente comprova que o Brasil não é para amadores. A Latam informou ao conselho da Multiplus (MPLU3) que tem a intenção de fechar o capital da empresa, pois não pretende renovar o contrato de fidelidade entre as empresas que tem validade até dez/2024. Desculpa mais que esfarrapada!




Esta notícia causou uma enorme depreciação da ação desta empresa, que a pesar de gerar ótimos resultados e muito valor ao acionista, acabou virando um mico para o minoritário. Olhando por outro prisma, a empresa gera tanto valor, que o majoritário resolveu que nos atuais patamares de preço era melhor dispensar os outros sócios.

Infelizmente eu acreditei no caso de negócio e acabei ficando com o mico. Neste ponto tinha 2 alternativas:

- Acreditar que após avaliação de terceira parte a Latam ia seguir em frente e tentar reduzir meus prejuízos, confiando nos R$27,22 por ação prometido, ou;
- Abraçar o prejuízo atual e juntar com meu saldo de prejuízos à compensar que já não é pequeno (tempos de aumento de capital da Petrobras).

Optei por aceitar o prejuízo e comprar algo com melhores chances de rentabilidade, já que os preços estavam atraentes antes do resultado do primeiro turno.

Resultado da operação
Compra 1: 200 x 36,27 @ Ago/2017
Compra 2: 100 x 35,41 @ Nov/2017
Compra 3: 100 x 35,16 @ Dez/2017
Compra 4: 100 x 34,14 @ Fev/2018
Compra 5: 200 x 26,70 @ Mai/2018

Preço médio: 32,98
Ações: 700

Dividendos: 1.224,65

Aluguel de ações: 205,64

Preço venda: 24,44 Out/2018

Ganho de Capital: -5.97452 (prejuízo)

Lucro Total: -4.544,23 (prejuízo)

TIR: -2,29% a.m.

Taxa de atratividade: 8,20% (Selic acumulada no período)

VPL: -10.144,79 (oportunidade perdida)

Realmente a coisa foi feia!
É.... a coisa foi feia fonte
Partindo para a questão geral, se você buscar no Google (notícias) o termo Oferta de Aquisição de Ações (OPA), virá uma enxurrada de citações em que o majoritário quer expulsar os sócios pequenos do seu negócio.

- CPFL
- CREMER
- BR PHARMA
- HYPERA
- ELEKEIROZ
- IMC

Essas foram as empresas citadas até a quarta página do google em pesquisa feita em 09/Out/2018.




É claro que nem todas as aquisições são iguais. A Latam pretende fechar o capital da Multiplus, mas existem casos em que um grupo externo deseja assumir o controle de uma empresa, e nesta situação é obrigado a fazer uma oferta similar à todos os minoritários com o mesmo prêmio pago para adquirir o controle (Tag along).

Há uma diversidade de casos polêmicos que aconteceram num passado recente como foi a Unipar Cabocloro, onde os acionistas minoritários se juntaram e recusaram a oferta predatória do controlador. Outro caso que sempre me vem à mente foi o fechamento de capital da BR Distribuidora que teve uma história longa, iniciando em  2000, e alguns anos após o fechamento do capital, a holding opta por reabrir o capital da subsidiária (2017).

Além da velha história das ações tipo PN. Vemos claramente que o grande empresário brasileiro quando vai ao mercado fazer IPO, na verdade gostaria de buscar um financiador e não um sócio, acontece que esse é o dinheiro mais barato que ele consegue encontrar na terra da renda fixa, onde os juros reais são exorbitantes. Discuti um pouco desta questão no post sobre a ITAÚSA.

Em suma, assumi meu prejuízo, pois é preferível um fim horroroso, que um horror sem fim! E mais uma vez fica a ideia de que todo cuidado é pouco e apesar dos vários inconvenientes, é altamente recomendável possuir alocação no exterior, onde há mais segurança jurídica e respeito ao minoritário, vide class action contra a Petrobras que somente indenizou os investidores estrangeiros.

Grande abraço, bons investimentos e até o próximo post!!!

Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).
Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.
Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Olá Janota, sinto muito pelo prejuízo. Nessas horas é botar uma pedra no caminho e seguir em frente. Espero que vc esteja bem diversificado, pro rombo ter sido o menor possível.

    A título de curiosidade, sua carteira de ações em algum momento bateu o CDI?

    Grande abraço, sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Frugal!
      Faz um pouco mais de um ano que aumentei minha posição com o espírito de fazer hold. Isso significa que peguei um cdi fácil de bater. Mas Para te falar bem honestamente... não acompanho o rendimento da minha carteira de ações separadamente. Vejo a rentabilidade do meu portfólio como um todo, sendo assim a renda fixa funciona como um amortecedor nos efeitos da renda variável. Outra coisa que destaco foi a forte dolarização que fiz ano passado (1/3 dos investimentos).
      Isso tudo para dizer que no meu curto histórico tenho batido o cdi com folga, o dólar é o maior responsável e não as ações em si.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Belo post amigo. O Brasil não é para amadores até hj só animei investir em ação de banco, setor que me transmite confiabilidade nessas terras tupiniquins...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado FeP!
      Realmente o setor bancário (rentista) é um beneficiário do sistema nacional. Conforme coloquei no comentário acima, minha carteira buy and hold é nova e ainda estou aprendendo sobre a questão. Tenho gostado muito do setor elétrico tb!
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Também tive um pequeno prejuízo em Multiplus. Boa para frente;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beto!
      Bola pra frente! Tem muita oportunidade e não dá pra ficar parado. Essas reflexões são importantes para nos localizar e compartilhar experiências.
      Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!