Estratégia de acumulação com Put X Investimento em ações do ITUB: Teste de longa duração


Fala galera da Finansfera!

Gosto muito de ITSA. Já comentei isso em vários posts de fechamento tanto de dividendos, quanto de opções. Realmente uma ação interessantíssima, já que equivale a comprar ITUB com um desconto entre 20% e 30%. Esse fato notório é divulgado no próprio site de relacionamento com o investidor ITAÚSA.



Bem verdade que fiz um post comentando algumas políticas da empresa que acho controversas, como reduzir a quantidade de ONs (percentualmente) do Mercado comprando ações ON para cancelamento e bonificando com ações PN. Em todo caso, ainda considero um ativo muito bom!

A ideia do teste de longa duração surgiu de um post que o Investidor da TI fez a respeito de uma discussão de investimentos com seu irmão. Fiz um comentário no post sugerindo que lançar Puts em ITSA e encarteirar todos os ativos que derem exercício teria um resultado muito melhor que aquele fundo apresentado pelo irmão do Investidor da TI, que somente investia em ações do ITUB. Sendo que a grande vantagem no rendimento desta minha carteira viria dos seguintes fatos:
- não pagar 3% de taxa de administração
- comprar ITSA ao invés de ITUB, o que representa uma margem de segurança de no mínimo 20%
- utilizar Put paraadquirir os ativos, o que aumenta a margem de segurança e cria uma geração de renda com opções.

Estratégia boa pra quem?

Assim que fiz o comentário do post do IdTI me veio a ideia: se o negócio é bom, por que eu não faço? E mais, por que não fazer um acompanhamento deste movimento?

Como será o teste

Meta: comprar o equivalente à 100 ITSA4 todos os meses.

Método: Todos os meses lançarei 100 put de ITSA4 no preço (ATM - at the money) com vencimento nos próximos 30 a 60 dias. No dia do lançamento do primeiro lote serão compradas 100 ações de ITSA4. A partir do primeiro vencimento serão adquiridas 100 ações da ITSA4 em caso de exercício ou compra direta de 100 ITSA4 caso a opção com vencimento no mês não dê exercício.

Para esta carteira, somente considerarei esse lote de 100 opções/ações por mês, outras operações com ITSA4 serão segregadas para efeitos de comparação.

Utilizarei a base 100, mas o que importa mesmo no final é o rendimento. Utilizarei a conta da Clear, que não cobra corretagem, o que torna esta estratégia possível, mesmo com pouco dinheiro.

O dinheiro utilizado nesta estratégia será o aporte de dinheiro novo, de forma que só estaremos falando em margem para garantir esta operação, o que simplifica questões como alocação do dinheiro enquanto não houver exercício.

O valor do investimento mensal para efeitos de comparação com o Fundo Itaú Unibanco Ações será descontado dos valores recebidos de prêmios e dividendos, assim o aporte mensal de dinheiro novo em 100 ações de ITSA4 será comparável com o valor de compra de novas cotas deste fundo que investe somente em ações do ITUB.

As operações deste teste serão destacadas no meu fechamento de trade com opções.

Durante o ano posso fazer um balanço destas operações já que haverá dividendos, desdobramentos, bonificações que irão compor essa carteira. Mas pela simplicidade da estratégia, a conta que importa é de dinheiro novo para o cálculo da compra de ITSA4 e comparação com cotas do fundo Itaú Unibanco Ações.

A primeira operação será feita junto com o vencimento das opções de Janeiro e daí sempre no vencimento das opcões novas operações serão abertas.



Resultado esperado:

Há muito tempo pensava em uma forma de utilizar a estratégia de acumulação com Put paraadquirir ações da ITSA3, já que as opções somente estão disponíveis para ações PN. Esta estratégia pode ser uma solução, pois toda vez que a put não der exercício eu posso comprar as ações ON. Para este exercício, vou utilizar apenas ações PNs, mas vou pensar seriamente nessa nova possibilidade para minha carteira.

O resultado esperado é ter um rendimento superior às ações ITUB4 no ano de 2019 e verificar se meu chute de rendimento 25% superior ao fundo Itaú Unibanco Ações foi razoável ou se “viajei na maionese”.

Grande abraço!

Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).
Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.
Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Será interessante acompanhar a estrategia, estou curioso para ver como vai correr.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  2. Fantástico post amigo Janota.

    Acompanharei também e conforme os resultados forem consolidados irei apresentar ao meu irmão.

    Esses dias (ontem) estava conversando com um colega no trabalho que também opera opções porém de forma um pouco mais agressiva no meu entender (ele acompanha o Fernando Goes e realiza operações comprando as calls com travas para revender em uma possível alta) e falávamos de como o mercado de ações tende a simplicidade (não estamos falando que é fácil, porém que é simples não se pode negar) e que mesmo assim existem pouquíssimas pessoas que se interessam e que participam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IdTI!
      Vejo que quem se interessa pelo mercado acaba entrando na ilusão do trader de sucesso. Além de isso ser difícil (e para poucos) ainda tem a nossa renda fixa que ainda é imoral.
      Em economias desenvolvidas o nível de renda variável é absurdo, inclusive nos fundos de pensão e previdência. Aqui nossa legislação proíbe.
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Grande iniciativa Janota!

    Só descartei as ações da Itsa por enquanto devido a seu prêmio não ser tão atrativo. Gostei do que vi em BBSE3, B3SA3 e BOVA11.

    Alias, penso em desenvolver algo com BOVA11. Hoje estou lançando nas duas anteriores pois podem entrar na minha carteira facilmente.

    Já com BOVA preciso estudar. Talvez apronte algo com alguma opção dela.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Inglês!!
      BBSE3 e B3SA3 eu lanço com objetivo de comprar.
      Apesar do prêmio baixo essas ações pagam bastante dividendos e tem pouca volatilidade.
      Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!