Resultado de Trades com Opções - Fev/2019


Salve galera da Finansfera!

Na segunda-feira 18/Fev/19 venceram as opções da série B (CALL) e N (PUT).




Em Fev/19 tivemos a dura realidade se impondo sobre nossos planos e teses!

A Vale, que era uma das minhas apostas para carteira de dividendos e possibilidade de rolagem para gerenciar um preço médio com alguma flexibilidade caiu fortemente em função de sua reincidente negligência com o gerenciamento de suas barragens.

O que considerava ser uma operação tranquila virou um transtorno, pois tive que fazer um grande movimento de ativos para honrar o exercício. Até jan/19 estava operando com um grau de alavancagem razoável, e apesar de ter reduzido bastante meu nível de alavancagem neste mês, ainda fui obrigado à reverter 3 operações de aquisição com PUT, pois não teria como comprar todos os ativos nos quais as PUTs deram exercício.

Na verdade, a própria corretora (Clear) fez isso automaticamente. As operações com CMIG4, EQTL3 e ITUB4 estavam com preço um pouco acima do Strike. Mesmo assim, no último pregão que podia fazer a zeragem a operação estava muito cara. Resolvi pagar para ver e mesmo com a reversão o lucro ainda foi muito bom!

Estou dando continuidade ao processo de redução da alavancagem e de aumento da minha reserva de liquidez (que atualmente faço com FII de papel). Na apuração de fevereiro/19 operei 50% do que operei em janeiro/19.

Outro foco atual é de pensar outras formas de aproveitar este mercado de opções que me foi tão útil neste último ano. Minhas operações são para mercado altista ou que vai de lado e estou acreditando que isso pode mudar.

Vamos aos resultados!

Resultados Fev/2019

A Tabela 1 apresenta os trades que foram finalizados com lucro. São considerados os seguintes casos:
- Put que não foi exercida (prêmio embolsado ou reversão de posição com lucro)
- Call Coberta exercida (prêmio + lucro com a venda)
- Call Coberta que expirou sem valor (prêmio embolsado)
Tab. 1: Operações que geraram renda
A Tabela 2 apresenta os trades que sofreram exercício e foram adquiridos com desconto através do lançamento de Puts. Neste mês por conta da fatídica operação com Vale, houve uma venda de 3 ações com lucro no ato do exercício, elas estão destacadas na tabela 2.
Tab2. Ações adiquiridas com desconto

Abaixo temos a evolução da renda gerada nesta carteira.

Próximo Vencimento

Excepcionalmente não vou detalhar o próximo vencimento, dado que na verdade ele já ocorreu. Acredito que apenas uma operação merece destaque: lançamento de Call coberta em cima das VALE3 recém adquirida.

Por conta da situação de vários bloqueios judiciais e remoção de famílias em várias regiões do entorno de barragens, julguei que este cenário poderia fazer a ação despencar ainda mais.

Sempre lembrando que privilegio os prêmios mais altos, escolhendo os Strikes mais próximos do preço (ATM). Os momentos que as ações sofrem correção são os meus preferidos para lançar mão desta estratégia.




Conclusão

No fechamento passado fiz um detalhamento dos casos de ações que estou operando. Não modificaria os comentários exceto o da VALE3, que achei que a empresa iria andar de lado por muito tempo (ou até mesmo cair) e resolvi lançar CALL no preço com expectativa de fazer eventuais rolagens para ir tirando algum dinheiro, já que a negligência da empresa ainda iria penalizar bastante o preço da ação. Dado que este fechamento está sendo feito com um mês de atraso, já adianto que estava errado, a ação voltou rapidamente para patamares de Jan/19 e eu não consegui fazer a rolagem para o vencimento de mar/19.

Depois de um bom tempo lançando opções sem pagar imposto, por conta de um prejuízos a compensar, finalmente apurei IR em Fev/19. Não foi sobre toda a operação, mas sim sobre uma parte bem pequena. O resultado apurado no post foi líquido, desta forma será necessário pagar um IR correspondente à R$ 37,69.

Este fato também influenciou minha decisão de lançar Call de VALE3, pois iria começar a pagar IR e ter um grande prejuízo travado à mercado na minha carteira. Por outro lado, se realizasse logo o prejuízo, já poderia me “beneficiar” da compensação do prejuízo em outras operações.

Comentei bastante a operação com VALE3 que foi encarteirada numa circunstância difícil, especialmente para as vítimas da empresa, e das ações de EQTL3, ITUB4 e CMIG4 que forma revertidas no ato do exercícios das PUTs e ainda foram operações lucrativas.

As outras operações foram bem! Consegui bons lucros e a estratégia de diversificar em setores acabou funcionando bem. Por outro lado não encarteirei boas ações com desconto, que é um dos objetivos deste trade com opções.

Grande abraço, bons investimentos e até o próximo post!!!

Nota 1: Tenho resultados negativos a compensar e por isso não há desconto de imposto de renda (15%) no valor dos ganhos.
Nota 2: Operações divulgadas para fomentar discussão, não indico nenhum ativo para ninguém!

Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).
Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.
Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Bom dia Janota. Não entendi a parte da tabela 2 que vc fala que houve venda de 3 ações com lucro no ato de exercício. Se vc foi exercido numa PUT OTM, quer dizer que o preço das ações está menor que o preço do strike no dia do exercício. Nesse caso de exercício e venda é prejuízo, não?
    Acho que vc devia deixar mais claro se levou prejuízo.Obrigado pelas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto!
      Quando se compra uma ação com put, para efeitos de IR, que eu uso em todas minhas contas, deve-se subtrair o prêmio do preço de strike. Como o exercício é feito até 13h e a reversão geralmente ocorre na última hora de pregão, o preço de reversão foi muito próximo do preço de strike e eu embolsei praticamente todo o prêmio!
      Sinceramente achei estranho ser exercido tão perto do strike. Rsrs só sei que foi assim.
      Este qudro é um resumo. Mas posso colocar os valores certinhos depois.
      Abraço!

      Excluir
    2. Olá!
      Meus fechamentos são baseados nos critérios de apuração de IR.
      CMIG4 strike 13,88 / prêmio 0,58 / preço de aquisição 13,32. Repare que estes 0,02 são referentes à taxas operacionais.
      CMIG4 vendida 13,79. Mesmo vendendo abaixo do strike a operação gera lucro por conta do prêmio.

      EQTL3 Strike 83 / premio 1,89 / aquisição 81,16 / venda 83,03

      ITUB4 strike 37,12 / prêmio 1,04 / aquisição 36,08 / venda 37,03

      Espero ter esclarecido a operação!
      Grande abraço!

      Excluir
    3. Esclareceu sim. Obrigado mais uma vez pelas explicações.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!