Resultado de Trades com Opções - Mar/2019


Salve galera da Finansfera!

Na segunda-feira 18/Mar/19 venceram as opções da série C (CALL) e O (PUT).




Em Mar/19 tivemos a continuação da novela da VALE3, onde a dura realidade se impôs sobre nossos planos e teses!

Fiz um lançamento coberto de VALE3 com Strike abaixo do meu preço médio. Isso vai contra minhas regras de investimento, mas dada a conjuntura achei que era o melhor a se fazer. Contra tudo e contra todos o preço da ação subiu à patamares anteriores ao rompimento da barragem e não houve qualquer chance de fazer a rolagem da Call.

Sendo assim, realizei um baita de um prejuízo e justamente quando tinha começado a ter lucro acima do prejuízo a compensar. Seguimos assim, sem pagar imposto em nossa carteira de trades.

Ambev ensaiou uma subida mas, com o resultado do balanço, a ação caiu e eu encarteirei à baldes o ativo. O peso de ABEV3 no meu portfólio está um pouco acima de minha meta e meu preço médio está em 17,86. Pretendo abaixar este preço médio e isso se dará com PUTs e CALLs, mas não pretendo aumentar posição.

Estou dando continuidade ao processo de redução da alavancagem e de aumento da minha reserva de liquidez (que atualmente faço com FII de papel). Na apuração de Março/19 operei 25% do que operei em janeiro/19.

Outro foco atual é de pensar outras formas de aproveitar este mercado de opções que me foi tão útil neste último ano. Minhas operações são para mercado altista ou que anda de lado e estou acreditando que isso pode mudar. Fiz um primeiro teste que vou detalhar mais à frente nas operações abertas.

Vamos aos resultados!

Resultados Mar/2019

A Tabela 1 apresenta os trades que foram finalizados. São considerados os seguintes casos:
- Put que não foi exercida (prêmio embolsado ou reversão de posição com lucro)
- Call Coberta exercida (prêmio + lucro com a venda)
- Call Coberta que expirou sem valor (prêmio embolsado)

Neste mês como já adiantei houve um prejuízo na call coberta da VALE3.
Tab. 1 Trades finalizados
A Tabela 2 apresenta os trades que sofreram exercício e foram adquiridos com desconto através do lançamento de Puts.
Tab. 2: Ações adquiridas com desconto
Abaixo temos a evolução da renda gerada nesta carteira.

Próximo Vencimento

A Tabela 3 apresenta as operações abertas para os próximos vencimentos e as expectativas de ganho no vencimento. 
Tab. 3 Operações abertas
OIBR3 está abrindo uma oportunidade interessante de operar CALL Coberta. Estou lançando com Strike bem acima do preço e ainda assim conseguindo bons prêmios. É uma empresa que está saindo de uma situação complicada e por isso não quero uma grande exposição neste ativo.

Bradesco é um caso que merece destaque. A empresa fará uma bonificação de 20% em ações e a data Ex- será 1/abr/2019. Acredito que essa bonificação tem potencial para gerar uma certa oscilação positiva no preço do ativo e facilitar o ganho do prêmio. Nesta última semana a queda do mercado em geral tem potencial para me obrigar a encarteirar uma grande quantidade de BBDC4. Vamos acompanhar!

Outra operação que vou gerenciar daqui para frente é uma posição em PETR4. Este ativo permite o lançamento de opções com um prazo bem longo. Descobri isso de uma forma um tanto quanto inusitada e você pode rever nestes posts:

Cuidados para não errar na escolha do ticker

Ao lançar uma CALL coberta com vencimento longo é como se comprasse o ativo com um excelente desconto, mas com um ganho limitado pela obrigação que a própria CALL impõe. Desta forma, tenho uma proteção à uma queda de até R$22,41 no preço do ativo. Sendo que tenho mais de 21 meses para gerenciar meu preço médio.

Exatamente por isso fiz um lançamento de PUT para vencimento no mês seguinte com Strike em 27,50, que em caso de exercício irá levar meu preço médio de PETR4 para 27,70. Porém eu terei o dobro de ações em carteira e irei optar por um lançamento de CALL longa ou curta, conforme o cenário.

Acredito que esta operação é mais defensiva que outras que tenho feito. Vamos acompanhar!

Sempre lembrando que privilegio os prêmios mais altos, escolhendo os Strikes mais próximos do preço (ATM). Os momentos que as ações sofrem correção são os meus preferidos para lançar mão desta estratégia.





Conclusão


Neste mês tivemos um resultado global negativo. Vamos voltar a atenção à empresas defensivas e boas pagadoras de dividendos.

As outras operações foram bem! Consegui travar bons lucros e a estratégia de diversificar em setores funcionou mais uma vez!

Os últimos pregões foram o prelúdio de que teremos um exercício complicado para Abr/19 A maioria das nossas operações com PUT já estão dando compra.

A operação com Bradesco tem um bom potencial de ganho por conta da bonificação em 20%, em todo caso se tiver de abraçar o ativo penso que é uma boa empresa para manter em carteira!

A operação longa com PETR4 tem potencial de gerar um bom rendimento. Acredito que o gerenciamento do preço médio pode fazer diferença no aumento da rentabilidade da operação.

Grande abraço, bons investimentos e até o próximo post!!!

Nota 1: Tenho resultados negativos a compensar e por isso não há desconto de imposto de renda (15%) no valor dos ganhos.
Nota 2: Operações divulgadas para fomentar discussão, não indico nenhum ativo para ninguém!

Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).
Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.
Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Também "chavearei" para uma operação longa com Petrobras. Porém com put adquirida. Minha próxima postagem será sobre isso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!