Resultado de Trades com Opções - Abr/2019


Salve galera da Finansfera!

Na segunda-feira 15/Abr/19 venceram as opções da série D (CALL) e P (PUT).




Em Abr/19 tivemos uma enxurrada de exercícios em função das trapalhadas do governo que repercutiram em toda a bolsa.

A minha maior aposta foi na bonificação do Bradesco e a reação que esperava não veio e fui obrigado a adquirir as ações. Aqui tem uma coisa que é importante. Quando uma ação faz bonificação, as opções correlatas reduzem o strike, mas o número de contratos aumenta na mesma proporção de forma que a exposição no ativo não varia.

Vamos aos resultados!

Resultados Abr/2019

A Tabela 1 apresenta os trades que foram finalizados. São considerados os seguintes casos:
- Put que não foi exercida (prêmio embolsado ou reversão de posição com lucro/prejuízo)
- Call Coberta exercida (prêmio + lucro com a venda)
- Call Coberta que expirou sem valor (prêmio embolsado)

A intervenção do Bolsonaro na Petrobras na sexta-feira que precedeu o exercício, fez minha PUT em PETR ir para o campo do prejuízo e eu já estava dando ela como ganho. Resolvi fazer a rolagem da operação, com redução do strike de 27,50 para 27. Esta operação fechou no prejuízo, apesar de ter recebido dinheiro para rolar. Assim dei mais tempo para a operação voltar para o campo positivo.
Tab. 1: Operações Finalizadas
A Tabela 2 apresenta os trades que sofreram exercício e foram adquiridos com desconto através do lançamento de Puts.

O exercício de BBDC4 e ITUB4 vieram com um prejuízo nominal muito alto, ou seja, o valor de aquisição (Strike – Prêmio) foi muito maior que o valor de mercado das ações. Então resolvi realizar o prejuízo vendendo as ações e comprar imediatamente as ações BBDC3 e ITUB3 que são negociadas com um desconto em relação às preferenciais. Desta forma aumentei o número de ações com o mesmo capital e consequentemente os dividend yield da compra e ainda estarei evitando imposto de renda nas operações futuras.

Apesar de no fim das contas ter convertido a aquisição para a carteira buy and hold achei que era razoável considerar a operação como prejuízo aqui neste controle.

As outras aquisições foram para carteira Buy and Hold normalmente. Não contabilizo perda, porque não houve prejuízo para fins de IR.
Tab. 2: Exercício
Abaixo temos a evolução da renda gerada nesta carteira.
Graf. 1: Evolução dos ganhos
Próximo Vencimento

Estou escolhendo ações mais defensivas e trabalhando com um menor grau de exposição. A realidade está se impondo e esse mercado bull está começando a andar de lado. Não posso ter o mesmo nível de exposição que tinha antes.

Gostei de ter conseguido utilizar as ferramentas que tenho estudado. A rolagem foi um artifício muito interessante, mas se o mercado virar para queda uma hora o trade vai ter que ser encerrado, nem que seja por falta de liquidez da operação.

Na tabela 3 temos os trades abertos.
Tab. 3: Trades abertos
É importante comentar que estou utilizando alguns vencimentos mais longos para diluir o risco de exercício. Aproveitei alguns suportes gráficos como região do lançamento das opções (PUT), vamos ver no que vai dar.




Conclusão

Assim como no mês passado, neste mês tivemos um resultado global negativo. Porém neste caso a posição encarteirada em ações PN foi convertida em ações ON, melhorando o dividend yield das ações. Utilizando os preços de venda (ações PN) e compra (ações ON) o incremento do dividendo mensal (anualizado) do Bradesco saiu de 0,65% para 0,68% e o do Itaú de 0,54% para 0,62%.

Essa venda foi completamente diferente da decisão de sair da exposição em Vale, onde o prejuízo se deu por entender que não valia o risco de ficar gerenciando o trade. No fim essa decisão acabou sendo um negócio ruim, pois a empresa voltou para os patamares anteriores à tragédia imposta aos moradores de Brumadinho.

Com esta grande aquisição de BBDC acabou meu poder de fogo. Tenho que reduzir ainda mais minhas operações com derivativos, pois não tenho mais reserva para honrar os exercícios e passo a contar somente com os aportes.

Vamos trabalhar aos poucos para montar nova reserva para no futuro voltar a engordar os ganhos com opções.

Grande abraço, bons investimentos e até o próximo post!!!

Nota 1: Tenho resultados negativos a compensar e por isso não há desconto de imposto de renda (15%) no valor dos ganhos.
Nota 2: Operações divulgadas para fomentar discussão, não indico nenhum ativo para ninguém!

Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).
Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.
Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ola janota sempre bom ver suas postagens! Vi que você lançou uma call da petrl do ano que vem foi difícil de conseguir liquidez? tenho lançado puts longas da petr tipo janeiro e gostado do resultado se não fosse a briga do diesel, qual e sua opinião nessa jogada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro!
      Exitem alguns vencimentos que tem liquidez na petr, inclusive para 24 meses.
      Esse lançamento longo é um teste que fiz. Já tinha feito um ano passado “sem querer” no fechamento do mês passado recapitulei essa estória. Mas a vantagem que vi foi conseguir gerenciar o preço médio das ações que estão em cobertura da call.
      Estou querendo fazer lançamentos mensais de put e caso a questão da intervenção aconteça novamente usar o lançamento longo como tábua de salvação. Para fazer a rolagem.
      O lançamento longo de put sozinho ainda não estudei. Mas parece ser interessante.
      É bom ficar atento ao juros. Isso afeta muito as opções longas e a ponta vendedora fica vulnerável.
      Abraço!

      Excluir
  3. Fala Janota!

    Fazer rolagem é vida! rs Porém uma venda de PUT que fiz de ITUB4 em fevereiro acredito que não consiga mais rolar. O strike está em 34 e ultimamente distanciou bem. Em breve acredito que acaba minha munição também.

    Ai vou estudar se tentor obter renda com CALL. Vamos ver.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk sempre aprendi que bacon é vida!
      Mas parece que rolagem tb é!
      Estou sendo iniciado agora nesta prática!
      Grande abraço!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!