Resultado de Trades com Opções - Jun/2019


Salve galera da Finansfera!

Na segunda-feira 17/Jun/19 venceram as opções da série F (CALL) e R (PUT).




O exercício de Jun/19 teve um bom resultado, em parte por conta de uns trades com CALLs em ativos que tenho posição. Também tivemos rolagens que geraram algum lucro.

Vamos aos resultados!

Resultados Jun/2019

A Tabela 1 apresenta os trades que foram finalizados. São considerados os seguintes casos:
- Call/Put que não foi exercida (prêmio embolsado ou reversão de posição com lucro/prejuízo)
- Call Coberta exercida (prêmio + lucro com a venda)

Neste mês fiz mais alguns lançamentos cobertos em ações que possuo ativos e descobri que quando dá exercício eu sinto uma bela de uma dor de corno, pois com a venda dos ativos, também abri mão do fluxo de dividendos. Recomprar os ativos seria pagar bem mais “caro” por aquele fluxo.

Isso impactou o resultado devido ao ganho de capital de alguns ativos, pois meu preço médio estava bem mais baixo.
Tab. 1: Operações Encerradas Lucro/Prejuízo
A Tabela 2 apresenta os trades que sofreram exercício e foram adquiridos com desconto através do lançamento de Puts.

Aqui tive mais um exercício em CIEL3. Pelo visto o ativo ainda não apanhou tudo que tinha para apanhar. Pretendo vender este ativo para realizar o prejuízo, mas comprá-lo na sequência (na conta da Sra. Janota), pois ainda acredito neste trade.
Tab. 2: Ações adquiridas com Put
Abaixo temos a evolução da renda gerada nesta carteira.
Graf.: Evolução dos trades
Metade do resultado do mês foi ganho de capital de VIVT4 e BBSE3. Além de ter perdido o fluxo de dividendos, as benditas ações dispararam tornando a recompra um mau negócio. Essas operações não me deram oportunidade de rolagem. Não gostei de “perder” as ações da minha carteira de dividendos, não pretendo utilizar mais esta estratégia para o trade de opções.

Próximo Vencimento

Estou com uma exposição bem menor do que vinha praticando. Também estou evoluindo nas rolagens, mas elas não funcionam com as ações que quero manter em carteira, então estou repensando esta estratégia.
Tab. 3: Operações abertas



Conclusão

A euforia voltou ao mercado, a volatilidade caiu e por isso estou em compasso de espera. Não pretendo abrir mais posições além daquelas que já possuo.

Apesar do lançamento de Call em posições compradas ser um hedge interessante, eu experimentei justamente o risco que tinha ponderado no mês passado: as ações subiram e eu fiquei “chupando dedo”. Não pretendo lançar mão desta estratégia nas minhas ações da carteira de dividendos. Posso continuar testando a estratégia com ativos da carteira de trades (ex.: ITUB4, BBDC4, CMIG4, VIVT4), mas não com ações da carteira de dividendos (ex.: EGIE3, BBSE3, ABEV3).

Este exercício acaba saindo muito caro devido ao imposto de ganho de capital, perder o fluxo de caixa, os emolumentos da B3 e a cereja do bolo: agora a CLEAR cobra 0,5% do exercício como taxa de exercício pela mesa. Esta taxa pode acabar com qualquer vantagem que o investidor tenha no trade.

Por outro lado, as rolagens com as blue chips estão sendo uma operação tranquila de fazer, com boa margem para corrigir os trades que não foram bem.

Quem acompanha o blog já sabe que estou preparando um post sobre rolagem de opções, mas antes preciso testar ainda mais esta ferramenta. Sinceramente, não achei muita coisa sobre rolagem na internet, então estou experimentando.

Por último, tirei OIBR3 desta carteira, repensei o caso e acho que não tem muito a ver comigo.

Grande abraço, bons investimentos e até o próximo post!!!

Nota 1: Tenho resultados negativos a compensar e por isso não há desconto de imposto de renda (15%) no valor dos ganhos.
Nota 2: Operações divulgadas para fomentar discussão, não indico nenhum ativo para ninguém!
Nota 3: Para ver como calculo minha rentabilidade verifique este post.

Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).
Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.
Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Olá Janota!

    Ótimo resultado! Também caí nos 0,5% da clear como você pode ver no meu post hehehe. A xp também me cobrou, porém não lembro de ter recebido nenhuma mensagem por lá, sabe dizer se é algo vindo da B3 ou as corretoras simplesmente inventaram essa taxa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IdTI!
      Cada corretora cobra o que quiser. A B3 tem uma tabela de “referência” que é do tempo que o pregão era aos berros.
      Hoje o exercício mais baixo é da Mirae.
      Abraço!

      Excluir
    2. Vc utiliza a mirae? fiquei receoso com a ideia de fazer ted para titularidade diferente...

      Excluir
    3. Olá IdTI!
      Rapaz, eu sou do tempo que a transferência para a XP era para titular diferente...
      Nunca tive problemas com isso.
      Abraço

      Excluir
  2. Olá Janota!

    Parabéns pelos resultados! Sobre vender CALL de ações de dividendos, para não passar por "a dor de corno", eu parei antes de ser exercido.

    Estava pensando em continuar vendendo da ITSA, mas desisti para não perder dividendos. O ruim dessas ações onde as opiças não tem muita liquidez, você fica sem como corrigir futuros erros.

    Logo penso no seguinte, ações de dividendos, só vendo PUT. CALL vou restringir a blue chips e ações de crescimento.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inglês!
      Eu tinha vendido call de abev no mês passado, deu certo e eu fiquei guloso.
      Acho que sua proposição está bem acertada. É por aí que quero ir!
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Ola Janota,

    Qual a sua avaliacao da CLEAR?
    Esta taxa de exercicio, quem paga? Quem esta sendo exercido ou quem exerce?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zeze!
      A Clear mudou o preçário recentemente. Hoje que participa do exercício das opções (solicita ou sofre o exercício) paga 0,5%.
      A Clear é uma corretora bem fraca, mas pelo preço eu curtia. Só que o exercício não era taxado até o mês passado, só quem solicitava é que pagava.
      Acontece que dependendo da operação, não é fácil de reverter e o exercício me tomou uma fração grande do lucro.
      O atendimento da Clear tb não é bom.
      Vale a pena conferir a Mirae, mas o problema é que put só pode ser lançada via mesa, e isso me toma um bom tempo. Segundo um funcionário eles vão modernizar o broker e isso vai melhorar, mas por enquanto tem essa questão.
      Na XP recentemente recebi uma oferta com um preçário com desconto. Irei testar para ver se vale a pena.
      Grande abraço

      Excluir
  4. Caramba. Vou me dar mal nessa também. Só estava lançando call coberta ATM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá RBTPinheiro!
      Essa taxa da clear para exercício está desanimadora...
      Abraço

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!