Qual Independência Financeira você quer comprar?

Salve Galera da Finansfera!

O Google adsense é uma ferramenta fantástica! Tudo que busco na internet, coisas para comprar, lugares para visitar, passeios, e um sem número de atividades onde for possível gastar dinheiro vai ficar registrado e em todo banner do adsense vai aparecer alguma oferta relacionada ao meu perfil de busca.




O resultado disto é que há muito tempo sempre vejo propagandas com temas sugestivos:

“O segredo do milhão”
“Receba o salário de servidor público sem fazer nada”
“Como ele conseguiu 300% de rendimentos em um mês”

A maioria de empresas de Research (venda de relatórios) utiliza essas chamadas sensacionalistas para captar clientes. O que mais me chama a atenção são as fotos: iates, porshes, mansões. Tudo que uma pessoa que está trilhando esse caminho da IFAP (Independência Financeira e Aposentadoria Precoce) não tem e provavelmente nunca terá!

Se você ganha 10k por mês você já faz parte daqueles 3% que estão no topo da pirâmide social e sabe também que se quiser ostentar alguns luxos dessa categoria não vai te sobrar nada no fim do mês!

Se for para comprar uma independência financeira de propaganda de research vai ter que ganhar na mega sena da virada! Não tem saída. Daí mano é corrida dos ratos para sempre. Esquece! Independência financeira não é para você!

Tem o outro lado, gosto do equilíbrio. Não dá para acionar modo zumbi. Viver em estado de letargia juntando 93% do salário e se privando de todo e qualquer luxo ou prazer. Como diz o poeta: tem vida mais barata... mas não presta não!

Sra Janota e eu não somos perdulários, mas temos lá nossas fanfarrices, que ousamos nos permitir. Queremos uma independência financeira que acomode esse estilo de vida. Por outro lado, quando a aposentadoria precoce vier nossos padrões de gastos podem mudar em função de arbitragem geográfica e vários custos que não temos (ou é baixo) que passaremos a ter. No nosso caso, os gastos com saúde são um bom exemplo, já que hoje a firma paga boa parte dessa conta.

Outro aspecto comentado no post quanto custa a sua IF, foi o fato de não temos intenção de deixar herança. Isso quer dizer que haverá um momento em que não só os dividendos serão gastos, mas o principal será passado nos cobres.

Nós queremos viajar por um bom tempo assim que nos aposentarmos, e isso vai requerer uma boa reserva. Por isso é importante conhecer bem nossos padrões de gastos, além de controlar os investimentos, que é o foco maior de muitos blogs, inclusive esse.

Faz 18 meses que começamos a anotar nossos gastos de forma bastante detalhada, e isso não só aumentou nossa consciência de onde poderíamos economizar, como melhorou nossa ideia de custo de IF.

Um assunto que nos chamou a atenção são nossos gastos com viagens. Ele realmente puxa nossos custos para cima. Temos discutido o que estamos dispostos a apertar e o que não queremos abrir mão. Ainda não batemos o martelo em tudo, mas já ficou claro que a meta de IF que apresento nos fechamentos mensais não suporta esse estilo de vida. Vamos ter que redefinir.




Tomei conhecimento de um conceito muito utilizado nos blogs gringos que é F*ck You Money. Essa é a grana que é necessária para manter o padrão de vida e adquirir o direito de mandar o chefe para o inferno, merda ou o xingamento que mais te conforta nos momentos de raiva. Quando calculei o valor da nossa IF pela primeira vez foi esse valor que utilizei, porém Independência Financeira, mesmo, na vera é o dobro disso. Ou seja, um motivo a mais para curtir a viagem e não ficar paranóico em chegar no destino!
Curtindo a viagem
A notícia não é tão catastrófica quanto parece, pois existem valores travados que não entram na conta hoje, mas no futuro virarão renda passiva, caso clássico é nosso FGTS e previdência privada.

Além disso a estratégia de lançamento de opções para geração de renda está se mostrando bem interessante e quero apurar o método para poder dispor desta fonte de proventos no futuro.

A partir do próximo fechamento, a meta de IF será corrigida e o gráfico apresentará a seguinte configuração:
Vermelho: 0 - 5.999
Amarelo: 6.000 - 10.000 (F*ck You Money)
Verde: 10.000 - 18.000 (Independência Financeira)


Grande abraço, bons investimentos e até o próximo post!!!



Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).

Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.

Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Olá JI,

    Parabéns pelo post. Quantos anos faltam para você atingir a IF pelas suas contas?

    A pessoa pode aportar 93% se ela ganhar mais de 100k. rsrs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cowboy!
      Minhas contas e da Sra. Janota são juntas, receitas e despesas. Pelas nossas contas faltam 8 anos.
      O exemplo de 93% de poupança foi um tanto dramático... rsrs a ideia é que também é preciso curtir a vida!
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Lançamento de opções para geração de renda ? Tem um post sobre isso? Cliquei ai no link mas só tem resultados e nao explica como fazer e se é seguro. Não que eu possa fazer pq nao posso ter conta em corretora mas queria aprender
    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AA40!
      As estratégias de geração de renda com opções são pouco difundidas, o Investidor Inglês também utiliza essa estratégia. Eu busco muita informação nos blogs gringos. Abaixo coloco 3 posts que fiz discutindo a estratégia.
      http://janotainvestidor.blogspot.com/2018/02/call-ou-put-eis-questao.html?m=1
      http://janotainvestidor.blogspot.com/2017/09/experimento-venda-coberta-de-opcoes-de.html?m=1
      http://janotainvestidor.blogspot.com/2017/11/experimento-lancamento-de-opcoes-de.html?m=1
      Boa leitura!
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Acredito que o boa independência financeira é aquelas que se pode deixar de trabalhar e ainda sobra um bocado para continuar a investir para aumentar sempre a renda e tem um dinheiro extra para lazer.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal DIL!
      A ideia é que os dividendos cresçam, esperançosamente, e no meu caso as parcelas em renda fixa funcionariam como emergência.
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Meu caso é igual ao seu, viagens não só estão massacrando meu orçamento atual como também já poderia ter largado o emprego se meus planos fossem de somente me aposentar e não viajar... mas quem em sã consciência consegue ter todo tempo do mundo e não pensar em aproveitar com viagens... seja de turismo ou mesmo só para visitar os parentes?


    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SrIF!
      Essa é a importância de conhecer seus gastos e o tipo de aposentadoria que encaixa no seu perfil.
      Descobrimos o impacto de viagens nas nossas contas muito recentemente, mas é claro que não foi ela sozinha.
      Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!