Resultado de Trades com Opções - Jul/2018


Salve galera da Finansfera!

Na última segunda-feira 16/Jul/18 venceram as opções da série G (CALL) e S (PUT).



No mês passado discuti meus resultados e vi que fiz algumas coisas erradas, pelo menos é como penso neste momento. Isso impactou o resultado de junho e também teve reflexos em julho.

Lançar CALL em B3SA3 foi um destes erros, identificado logo de largada e para tripudiar de mim o ativo subiu 24% depois que fiz este lançamento. Entreguei um excelente ativo com um lucro pequeno, e quem mais lucrou foi a Clear Corretora, pois o peso da corretagem na operação foi tremendo, já que se tratava de um lote de apenas 100 ações.

PETR4 é uma caixinha de surpresas, quis fazer um pequeno caixa, apostando na estagnação do ativo, só que ele subiu até meu strike, de forma que entreguei o ativo com um ganho pífio e em cima de um capital considerável, esse erro prejudicou bastante meus resultados neste mês.

Por outro lado, acho que acertei em CMIG4, quando não fiz lançamento de CALL, talvez teria acontecido o mesmo que ocorreu com PETR4, saindo praticamente no zero a zero. Em todo caso, faltou coragem para lançar uma PUT quando o ativo estava na casa dos 6,50.

Uma coisa que acho que devo focar daqui pra frente é o acumulo de ações através do uso de PUTs. Não é a melhor alternativa para gerar renda mensal com opções, mas eu não tenho colchão de liquidez e acredito que estamos num bom momento para adquirir ativos. Vou direcionar a maior parte dos meus aportes para essa estratégia, então a partir de agora até o fim do ano gerar renda mensal será um aspecto secundário nesta carteira. Pretendo fazer aquisições com desconto dos ativos que tenho interesse de manter em carteira, isso foi explicado no post sobre a estratégia de acumulação para o segundo semestre de 2018.

Evidentemente vamos ter resultados de todas as cores e as tentativas de aquisição de ativos que não derem certo gerarão ganhos nesta carteira. Também acho importante ir apresentando os resultados e fazer a discussão neste espaço, isso me ajuda a compreender os meus erros e acertos.

Resultados Jul/2018

CMIG4
As ações da CMIG4 estão encalhadas na carteira à um alto preço médio, parte do problema se deve ao ajuste dos gordos dividendos que a ação pagou no final de Abr/18. Não foram feitos lançamentos de CALL neste ativo, pois os preços estavam muito longe e os prêmios baixos. Arrependi de não ter lançado PUTs quando o ativo esteve próximo de 6,50.

Em 19/Mar/18
Aquisição de 1.700 de CMIG4 ao preço médio de 8,41.

B3SA3
Fiz um lançamento de CALL e outro de PUT para o ativo adquirido no exercício de Junho.

Em 18/Jun/18
Aquisição de 100 B3SA3 ao preço médio de 20,42 (exercício PUT)

Lançamento de CALL coberta em 18/jun/2018
Lançamento B3SAG211: 0,32
Strike: 21,10
Quantidade: 100

Prêmio: 23,60
Rendimento no exercício: 45,63
Resultado: 69,23

Lançamento de PUT no dinheiro em 18/jun/2018
B3SAS193: 0,80
Strike: 19,35
Quantidade: 100
Reversão da operação em 26/jun/2018: 0,30
Resultado: 33,27

BBAS3
Fiz um novo lançamento de PUT para aquisição de ações do BBAS3, mas alguns dias depois fiz uma reversão.

Lançamento de PUT no dinheiro em 11/jun/2018
BBASS260: 1,03
Strike: 26,05 (Ajustado para 25,98 em função de um JSCP)
Quantidade: 200
Reversão da operação em 26/jun/2018: 0,72
Resultado: 45,27

PETR4
Mês passado adquiri 1.000 PETR4 através de PUT aproveitando o momento de caos, mas faltou sangue frio e lancei CALL no ativo apostando que ele ia andar de lado e raspar uma grana do mercado. O ativo disparou e saí da operação quase que no zero a zero. Meu erro aqui foi ter assumido muito risco para ter um retorno pífio.

Lançamento de CALL coberta em 18/jun/2018
Lançamento PETRG172: 0,22
Strike: 17,21
Quantidade: 1.000
Prêmio: 211,69
Rendimento no exercício: -75,95
Resultado: 135,74

Posição remanescente de 500 PETR4 ao preço médio de 17,28
Sou lançador de 500 PETRL67 conforme relatado neste post. Piorei muito meu preço médio e comi parte do meu resultado positivo que tinha gerenciado nesta operação que se encerrará no final do ano.

ITSA4
Fiz um lançamento de PUT para aquisição de ITSA4 para aproveitar o recuo dos preços.

Lançamento de PUT no Dinheiro em 11/jun/2018
ITSAS18: 0,34
Strike: 9,32
Quantidade: 500
Prêmio: 161,60
Como a opção não deu exercício eu embolsei o prêmio.

BBSE3
Fiz um lançamento de PUT para aquisição de BBSE3 para aproveitar o recuo dos preços.

Lançamento de PUT no Dinheiro em 11/jun/2018
BBSES25: 0,77
Strike: 25,26
Quantidade: 200
Prêmio: 153,00
Como a opção não deu exercício eu embolsei o prêmio.

Segue resultado do mês:
Prêmio: 393,14
Rendimento de CALL Coberta com exercício: 204,97
Rentabilidade: 1,25%

Abaixo temos a evolução da renda gerada nesta carteira.





Próximo Vencimento

Como não deu exercício nas PUTs, e deu exercício nas CALLs acabei acumulando um bom montante e os lançamentos para Agosto/18 serão fortes, o que aumenta a importância da diversificação, para não fazer uma única entrada em um só ativo. Mais uma vez a importância da regra da parcimônia.

Privilegiei ações que já tinham caído bem ou iniciaram o processo de subida. Outro ponto é que dei preferência para o primeiro strike abaixo do preço (ATM), já que considero adquirir essas empresas nas condições que elas se encontravam no dia do lançamento. Elas são boas empresas, com boas métricas (P/L, ROE e baixo endividamento) além de serem boas pagadoras de dividendos.

De forma geral escolhi o próximo vencimento, isso só foi diferente para EGIE3, que teve um lançamento com um prazo de exposição mais longo.

ABEV3
Operações abertas para vencimento em 20/Ago/2018:
Lançamento de PUT no Dinheiro em 13/Jul/2018
ABEVT18: 0,28
Strike: 17,85
Quantidade: 600
Esta operação começa a dar prejuízo com ABEV3 abaixo de 17,57. Se conseguir adquirir o ativo este valor vai reduzir meu preço médio para este ativo.

SBSP3
Operações abertas para vencimento em 20/Ago/2018:
Lançamento de PUT no Dinheiro em 13/Jul/2018
SBSPT53: 0,99
Strike: 23,62
Quantidade: 500
Esta operação começa a dar prejuízo com SBSP3 abaixo de 22,63. Se conseguir adquirir o ativo este valor vai reduzir meu preço médio para este ativo.

EGIE3
Operações abertas para vencimento em 20/Ago/2018:
Lançamento de PUT no Dinheiro em 26/Jun/2018
EGIET33: 1,03
Strike: 33,00
Quantidade: 300
Esta operação começa a dar prejuízo com EGIE3 abaixo de 31,97. Se conseguir adquirir o ativo este valor vai reduzir meu preço médio para este ativo.




Conclusão

Fiz vários ajustes na forma de atuar nesta carteira desde que resolvi fazer esta abordagem, porém a mudança deste mês foi mais profunda, pois estou privilegiando os ativos que considero interessantes para a carteira buy and hold, estou buscando uma sinergia que sempre lamentei não encontrar no mercado de opções. Acredito que foi possível aproveitar essa sinergia justamente por conta das recentes quedas, pois isto deixou todo mundo com medo e disposto à comprar seguros.

Sinceramente acho que os ativos estão bem baratos e que vou acabar faturando os prêmios, ao invés de encarteirar ativos. Chego a sentir pena quando vejo o ativo começando a subir e eu correr o “risco” de não aumentar minha posição. Sentimentos difíceis de conciliar.

Só ressaltando que andei fazendo minhas comprinhas de ações por fora desta carteira, escolhi ativos que não ofereciam opções, se esse mês não gerar compra alguma eu terei que avaliar as oportunidades com muito mais cautela no mês seguinte. Quanto mais nos aproximamos das eleições, mais volatilidade devemos ter.

Uma coisa que me incomodou este mês foram as reversões que fiz das operações abertas. Encerrei antecipadamente duas PUTs naquela máxima de que lucro bom é lucro no bolso, mas agora fazendo meu fechamento mensal não sei qualificar se foi um erro ou um acerto. Somente para dar uma ideia, eu ganhei 78,54 nestas duas operações e a Clear ganhou 33,46, 42,6% do meu rendimento. Tenho que desenvolver um gatilho para as reversões, este procedimento foi feito na base do sentimento e reparei que depois que desmontei a operação não tinha nada interessante para entrar, então fica a dúvida se o giro valeu a pena.

Grande abraço, bons investimentos e até o próximo post!!!

Nota 1: Tenho resultados negativos a compensar e por isso não há desconto de imposto de renda (15%) no valor dos ganhos.
Nota 2: Operações divulgadas para fomentar discussão, não indico nenhum ativo para ninguém!

Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).
Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.
Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Problema das opções (cobertas) para carteira pequenas, é que a corretagem encurta muito o ganho.

    Quando tiver mt dinheiro, isso já não é problema, pois a corretagem já não irá pesar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DIL!
      Esse foi o problema das reversões, quem lucrou foi a corretora, rsrs . Realmente não dá pra fazer isso com uma carteira pequena!
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Parabéns pelos resultados. Está indo muito bem.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cowboy!
      Somente estou contabilizando o dinheiro no bolso. A marcação à mercado das compras eu pretendo mostrar no fechamento do ano. De toda forma sempre informo aqui os preços médios. Dá pra ter uma idea.
      Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!