Novidades na estratégia para alocação de investimento no exterior


Salve galera da Finansfera!

Alocação de investimento no exterior, juntamente com o conceito de renda passiva, foram os temas que me fizeram entrar em contato com a Blogsfera das Finanças. Devorei blogs por semanas e com esta empolgação resolvi também me dedicar a compartilhar conhecimentos, estratégias e também dúvidas e erros.

No fechamento do mês de abril/18, o dólar entrou num rallye e naquele momento comentei que se ele entrasse em correção eu faria novos aportes no exterior. Cheguei a brincar colocando um questionamento se essa correção realmente aconteceria. Que boca maldita!

Já estou com saudades do dólar a 3,50!




Fiz uma modificação na alocação financeira pesada no ano passado. Isso foi feito através de uma realização de lucro nos meus títulos do tesouro prefixado, que foram vendidos antecipadamente e o dinheiro recebido foi remetido ao exterior. Através desse procedimento eu consegui um preço médio de 3,30 R$/US$. Buscar melhores links

Quando o dólar começou a subir só pensava que podia ter mandado um pouco mais, até que chegou a bater 4,20. Nesse momento, a pouca esperança de fazer novas remessas se foi completamente.

Acontece que eu já esperava que esse ano seria de volatilidade, pois historicamente em ano de disputa eleitoral a tendência é de dólar nas alturas e a volatilidade consumindo aqueles que tem nervos mais sensíveis.

Agora, após o primeiro turno e algumas pesquisas eleitorais o Dólar voltou para 3,70 - 3,80. Ou aceito que a moeda mudou de patamar ou fico juntando dinheiro na poupança para aguardar uma queda que pode não chegar! Acho que corro o risco de perder o bonde porque fiquei esperando esta correção.

Como ficou minha conta na IB durante todo esse período eu fiquei sem comprar dólares?

A dolarização foi tão importante para carteira, que hoje consegui gerar um pequeno fluxo de caixa em dólar. Nada que vá financiar (ainda!) uma viagem para o exterior, mas é um começo.

A dolarização da minha carteira foi pautada na seguinte estratégia:
- Dobradinha BBAmericas + Interactive Brokers: baixo custo de remessa, corretagem barata e conversão de 10 dólares de taxa de custódia em 10 compras mensais.

A taxa de custódia é uma despesa e se eu pagar não tem volta. Porém, se divido meus dividendos em 10 pequenas compras eu transformo o valor da corretagem em capital imobilizado. Ou seja, esse valor pode ser deduzido do lucro no ganho de capital (encerramento de posição).

Esse fluxo de caixa está sendo fundamental para a conversão da taxa de custódia em capital imobilizado, na forma de corretagem.

Além do que, o reinvestimento dos dividendos ajudou a amortecer as quedas que algumas ações têm sofrido, além de impulsionar o fluxo de caixa futuro.

Enquanto não fiz aportes tive que investir meus 180 dólares (média) mensais em 10 diferentes ações. Não é grande coisa, mas já tem um efeito importante na imobilização do capital. Já que não posso evitar a cobrança mensal de 10 dólares enquanto reduzi o aporte em dólares, pelo menos transformo essa despesa em investimento e converto em benefício fiscal no futuro.

De volta às compras

Com o aumento dos juros nos EUA o dólar realmente mudou de patamar e os atuais 3,70 R$/US$ são para mim pontos de compra.

Existe um indicador que se chama “índice dólar” que compara o valor do dólar com uma cesta de moedas. Apresento o histórico deste índice na figura abaixo.

Quando comparamos a cotação do dólar com o real no gráfico abaixo, vemos que além da valorização da moeda americana, houve um “ataque especulativo” que acabou levando o dólar para um valor exageradamente alto.





Resumo da estratégia

Durante o período que fiquei sem fazer remessas eu desenvolvi uma forma de transformar as taxas de manutenção da conta da IB em corretagem e isso me permitiu transformar esse valor em capital imobilizado, que poderei compensar na eventual apuração de ganho de capital, reduzindo o imposto de renda.

Com os movimentos nacionais e internacionais o meu prognóstico é que acabou de abrir uma janela de compra de dólares que ficará aberta até fev/19 (pelo menos).

Temos que aguardar alguns desdobramentos da política, tanto nacional quanto internacional para ver como o Sr Mercado reage. Somente depois poderei fazer outra avaliação.

Farei pequenos movimentos de dolarização mensal, mas se o dólar for cotado abaixo de 3,50 eu vou ter que improvisar para tentar fazer uma remessa mais forte para o exterior, pois desfiz da pequena reserva para aproveitar essas promoções.

Sucesso e bons investimentos!

Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).
Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.
Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Fala Janota! Voce não acha melhor usar a Drivewealth, devido aos custos super baixos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael!
      A IB é uma corretora de baixo custo, porém o investimento inicial é puxado. O grande problema da DW para mim foi o saque.
      https://www.investidoringles.com/2016/11/impressoes-da-drivewealth-e-primeiras-compras-na-nyse.html?m=1
      O Inglês comentou que o saque dele foi inviabilizado pela taxa.
      No meu caso a comissão por compra é tão baixa quanto a DW, só que tenho dividir em 10 diferentes compras por mês.
      Com certeza para quem tem um capital inicial menor a DW é a melhor opção.
      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!